Home Basquete Em jogo decidido na última bola, Brusque perde para Joinville pelo Campeonato Catarinense de Basquete

Em jogo decidido na última bola, Brusque perde para Joinville pelo Campeonato Catarinense de Basquete

No confronto entre dois dos principais favoritos ao título da competição quem levou a melhor foram os visitantes da AABJ/Felej/Embraco/Ciser/Selbetti/Decore/Millium. Em uma partida disputada ponto a ponto, os joinvilenses levaram a melhor sobre os brusquenses da A. D. Brusque/FME/Unifebe/Aradefe e venceram fora de casa.

por Sidney Silva
0

Não faltou emoção na Arena Brusque para a partida entre Brusque e Joinville pela segunda rodada do Campeonato Catarinense de Basquete Adulto de 2016.

No confronto entre dois dos principais favoritos ao título da competição, quem levou a melhor foram os visitantes da AABJ/Felej/Embraco/Ciser/Selbetti/Decore/Millium. Em uma partida disputada ponto a ponto, os joinvilenses venceram fora de casa os brusquenses da A. D. Brusque/FME/Unifebe/Aradefe. O jogo foi decidido apenas na última bola, quando Brusque desperdiçou o último ataque do confronto a 9 segundos do fim e permitiu a vitória de Joinville por 78 a 77.

Um triunfo maiúsculo conforme define o técnico da equipe George Salles. “Ganhamos de uma equipe favorita ao título, campeã dos Jogos Abertos, vice-campeã estadual do ano passado apenas com uma derrota. Eu sei o que eles são. Nove anos aqui, com essa equipe [Brusque]. A vontade era imensa de ganhar para tirar um pouco esse peso, a responsabilidade de ter sido técnico da equipe de Brusque. Nossa molecada, tudo garoto com 18, 19, 20 anos, somando a experiência dos mais velhos, foi sensacional”, destaca.

O treinador comenta que conhecer bem os atletas de Brusque ajudou muito para o triunfo. “Você conhecer individualmente cada atleta seu é muito importante. Você saber como eles vão sair numa bola, para o bloqueio, como eles vão entrar para ir a algum lugar. É muito importante para nós conhecer bastante essa equipe. Hoje deu certo”, comemora.

Do outro lado, o capitão da AD Brusque, Daniel de Paula, destaca a força do adversário, mas ressalta que a equipe cometeu muitos erros e por isso saiu derrotada. “Acho que a gente tem que aprender bastante com a derrota. Sei que é dolorido e ninguém gosta de perder assim. Mas é levantar a cabeça e saber que tem jogo. Tem jogo lá ainda e a gente pode reverter a situação. Foi um ponto, então não tem nada definido ainda”, minimiza. “O campeonato está começando, foi a segunda partida, mas a gente tem que levantar a bandeira e ficar esperto, ter mais concentração para não cometermos os mesmos erros de hoje. Teve muitos ‘vacilos’ que a gente cometeu”, completa.

O próximo jogo de Brusque será na próxima sexta-feira (22), fora de casa, diante da Adiee/Avaí. Um dia depois, no sábado, 23, a equipe de Joinville recebe a Apab, de Blumenau.

Sobre o jogo
Brusque e Joinville fizeram um jogo equilibrado do início ao fim. Nos dois primeiros períodos nenhuma equipe deslanchou e a diferença entre ambos os times não passou de quatro pontos. No terceiro período, a equipe joinvilense foi melhor, pela primeira vez ficou à frente do placar e aproveitando erros de marcação e até mesmo de passes dos brusquenses logo conseguiu colocar uma boa vantagem. O jogo de 48 a 45 para Brusque em pouco tempo passou para 62 a 53 para Joinville.

No último período, Brusque foi buscar uma reação. Algumas bolas de três caíram e a equipe voltou a encostar no placar. O jogo de 71 a 64 passou para 70 a 71. A dois minutos do fim, Brusque chegou ao empate: 73 a 73. O jogo ficou dramático. Willian teve a chance de colocar Brusque em vantagem, mas num erro de passe fez a falta e permitiu que os joinvilense ficassem novamente à frente em cobrança de tiro livre: 74 a 73. A equipe visitante ainda teve outras chances de definir o confronto em tiros livres subsequentes, mas pecou nas finalizações.

Desta forma, o jogo foi para o minuto final com os dois times ainda muito próximos do placar. Faltando menos de 40 segundos, Joinville vencia por 76 a 74. Willian acertou uma bola de três e virou para a equipe de Brusque: 77 a 76. Mas já na saída de bola, num rebote, Joinville voltou a ficar à frente do placar após cesta convertida por Lucas Vezero. Com 9 segundos, a equipe da casa ainda tentou mais um ataque, mas os joinvilenses se fecharam bem e conseguiram o bloqueio do último arremesso para garantirem a importante vitória.

CLASSIFICAÇÃO DA CHAVE A

Nº. Clubes J V D PG PP PC SP Average
AABJ/Felej/Embraco/Ciser/Selbetti/Decore/Millium 2 2 0 4 174 141 33 1,234
C.D. Independente / São José 2 2 0 4 156 139 17 1,122
Apab / FMD / FURB / Taschibra / Altenburg / INCAPE 2 1 1 3 167 141 26 1,184
A.D.Brusque/FME/UNIFEBE/A Italianinha/Atlantica 2 1 1 3 149 147 2 1,014
Abavi / FME / Balneário Camboriú 2 0 2 2 133 168 -35 0,792
ADIEE / Avai 2 0 2 2 132 175 -43 0,754


Última rodada – Chave A

14/7 – 20h – Apab/FMD/Furb/Taschibra/Altenburg/Incape 96×64 Abavi/FME/Balneário Camboriú
16/7 – 15h – A.D. Brusque/FME/Unifebe/Aradefe 77×78 AABJ/Felej/Embraco/Ciser/Selbetti/Decore/Millium
16/7 – 17h – C.D. Independente/São José 79×68 ADIEE/Avaí

Próximos jogos – Chave A

22/7 – ADIEE/Avaí x A.D. Brusque/FME/Unifebe/Aradefe
22/7 – Abavi/FME/Balneário Camboriú x C.D. Independente/São José
23/7 – AABJ/Felej/Embraco/Ciser/Selbetti/Decore/Millium x Apab/FMD/Furb/Taschibra/Altenburg/Incape