A camisa número 97, do atleta brusquense de basquete em cadeira de rodas, Guilherme Bruch Staroski, foi eternizada no último fim de semana. O jovem, que faleceu em 10 de maio, após uma hemodiálise, era um dos grandes amantes da modalidade, além de também ser apaixonado por futebol. Constantemente era visto na Arena Brusque vendo o Brusque Basquete e também no Augusto Bauer, prestigiando o Brusque FC.
“Atleta da modalidade desde os 11 anos, Staroski representava a Apedeb nas competições de cadeirante e prestigiava sempre o basquete andante”, lembra o amigo Alencar José Wilbert, que também joga na equipe e já chegou a ser presidente da Federação Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas (FCBCR). “Era eu particularmente que levava a e buscava ele em casa.
A gente tem essa emoção porque falo dele e estou vendo ele rindo. Podia falar o que quiser, que ele sempre estava rindo. Era um cara sempre pra cima e que nos faz muita falta, por isso eternizamos a camisa dele e demos de presente aos pais, que estão sofrendo muito, ele era filho único. Foi uma simbólica homenagem a ele que jamais vai morrer em nosso coração”, comenta, emocionado.
A homenagem foi feita no último sábado (20), antes da partida entre Apedeb e ADFP/Fênix, de Curitiba, válida pela terceira rodada do Campeonato Catarinense. O time da casa venceu por 64 a 48. Foi o primeiro triunfo em três jogos no campeonato. “Ele (Guilherme Staroski) deve estar feliz pela vitória. Já havíamos perdido jogo por uma bola e agora conseguimos um placar mais elástico. Com certeza, onde ele estiver estará contente”, afirma Wilbert.
Técnico da equipe, Gustavo Josende Caetano ressalta o momento de emoção com a entrega de um quadro com a camiseta número 97 aos pais do atleta. “Era um atleta que nos deixou um pouco antes do início do campeonato. Um momento de muita emoção dos pais e de todas as pessoas presentes”, afirma.
Além de atletas, comissão técnica e torcida, o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Olavo Larangeira Telles, também prestigiou a homenagem.