Home Outros Estudantes da Unifebe apresentam na Fenajeep veículo desenvolvido pelo curso de Engenharia Mecânica e de Produção

Estudantes da Unifebe apresentam na Fenajeep veículo desenvolvido pelo curso de Engenharia Mecânica e de Produção

O modelo já havia sido apresentado em outubro do ano passado no Paraná durante o Baja Sul, evento universitário realizado em todo Brasil. Na etapa do Sul, realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, os alunos brusquenses apresentaram o mini baja desenvolvido com toda parte de estrutura, suspensão, carroceria, entre outros.

por Redação
0

A 26ª Fenajeep, finalizada no último domingo (23), em Brusque, mais uma vez levou muita adrenalina e emoção às pistas, mas também foi recheada de novidades no Salão Off-Road. Entre eles um dos grandes destaques foi um carro construído pelos alunos de Engenharia Mecânica e de Produção da Unifebe.

O modelo já havia sido apresentado em outubro do ano passado no Paraná durante o Baja Sul, evento universitário realizado em todo Brasil. Na etapa do Sul, realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, os alunos brusquenses apresentaram o mini baja desenvolvido com toda parte de estrutura, suspensão, carroceria, entre outros. Conforme comenta André, estudante de Engenharia Mecânica da Unifebe, o grupo desenvolveu toda a estrutura, desde o projeto 3D a parte dos tubos, soldagem, construção e montagem. “Foi algo muito marcante, principalmente por ser o primeiro carro. Nos possibilitou uma experiência profissional e acadêmica muito bacana, além de proporcionar contato com o meio acadêmico e com outras universidades”, celebra.

A equipe se prepara agora para o lançamento do Baja Pelz 2, um projeto mais elaborado, que conta inclusive com plano de negócios, fruto da experiência adquirida no modelo anterior com os acadêmicos e da troca de conhecimento com outras iniciativas. “É um modelo mais construído pensando na eficiência e redução do tamanho do peso. Do ponto de vista administrativo do grupo, algo mais aprimorado. É uma iniciativa que nós, estudantes da graduação de Engenharia Mecânica, estamos tendo o prazer de participar. Isso é extremamente gratificante e, com certeza, nos trará um aprimoramento acadêmico gigantesco”.

O Baja Pelznickel 2 está em fase de construção e será apresentado oficialmente em novembro em Caxias do Sul (RS), na edição deste ano do Baja Sul. A iniciativa adotou o nome de Pelznickel em razão das ligações culturais com Brusque e Guabiruba, que potencializam o projeto em marketing. O nome da equipe é uma homenagem à lenda trazida pelos imigrantes da região de Baden-Württemberg, da Alemanha, que colonizaram ambas as cidades. “É muito interessante porque o Bajo Pelznickel Unifebe é uma marca própria, com ligação com a cidade. A gente observou na competição que todo mundo lembrava da gente por causa do Pelznickel”, observa o estudante..

Sobre o Baja Pelznickel Unifebe
Segundo a assessoria de imprensa da Unifebe, o carro foi projetado e construído pelos estudantes de acordo com as diretrizes técnicas estabelecidas pela Society of Automotive Engineers (SAE).

O convite para expor o modelo na Fenajeep ocorre em virtude de o carro ter as características alinhadas à proposta da festa. O pró-reitor de Graduação da Unifebe, Sidnei Gripa, prestigiou o evento e destacou a importância da participação para a instituição. “Foram dias em que nossos acadêmicos adquiriram novos conhecimentos, fizeram contatos e mostraram que a Unifebe pode capacitar profissionais para projetar e desenvolver esses tipos de veículo”.

Gabriel Murilo Machado é acadêmico da sétima fase de Engenharia Mecânica, e viu o stand como uma oportunidade. “Foi uma chance de mostrarmos para tantas marcas e competidores da América Latina essa extensão do nosso aprendizado. Recebemos muitos comentários positivos e construtivos para desenvolvermos ainda mais o Baja”.

Para o professor orientador do projeto, Misael Dalbosco, foi gratificante prestigiar a Fenajeep. “Ver os acadêmicos, que são a cara da Unifebe, mostrando a qualidade dos nossos cursos, nos fez ter certeza de que estamos no caminho certo. Eles compartilharam seus conhecimentos e saíram de lá com experiências riquíssimas para acrescentar ao projeto e, principalmente, a suas formações profissionais”.

Competições
Agora a equipe segue na preparação para o novo carro que será apresentado na 17ª Etapa Sul da Competição Baja SAE Brasil. No ano passado, os acadêmicos ficaram em 13º lugar na classificação geral. Após a Etapa Regional, o objetivo é disputar, no início de 2020, a Etapa Nacional.

“O novo carro já está sendo construído. Atualmente, estamos buscando parcerias para auxiliar com os recursos necessários à execução do veículo. Para isso, estruturamos um plano de patrocínios que prevê a divulgação das empresas parceiras nos eventos e competições nos quais a equipe participa. Já temos duas empresas da região investindo no projeto, e esperamos atrair outras”, destaca Dalbosco.

Equipe Baja Pelznickel Unifebe
A equipe Baja Pelznickel Unifebe existe desde março de 2017, atualmente é composta por 18 acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção, que se dedicam de forma 100% voluntária.

Aberta a acadêmicos de todas as Engenharias, já a partir da primeira fase, a equipe tem como objetivo projetar e construir veículos off-road de acordo com as diretrizes técnicas estabelecidas pela SAE, para participar de competições organizadas por ela.

Além de o conhecimento técnico agregado, as atividades da equipe são uma oportunidade para os estudantes aprenderem na prática como administrar um projeto técnico de longo prazo, com cronogramas, metas e gerenciamento do grupo de trabalho.

Fotos: Elizando Cruz/EsporteSC e Divulgação Unifebe