No dia 28 de novembro, às 19h, no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), a ACIBr Jovem apresenta a palestra “Atitude, gestão e empreendedorismo”, ministrada pelo fundador da Mormaii, o médico e empresário Marco Aurélio Raymundo, mais conhecido como Morongo. Destinada para jovens empreendedores ou gestores com mais experiência, o objetivo do evento é mostrar um modelo de administração diferente e inspirador.
“Nós tivemos a oportunidade de conhecer o Morongo pessoalmente, durante uma visita técnica que a ACIBr Jovem fez na Mormaii, em 2015. Ele estava na empresa, nos recebeu e contou um pouco da trajetória dele, como fundou a empresa e sobre essa forma inusitada de administrar. Quando bate o sino, o pessoal vai surfar, porque a fábrica da Mormaii é em Garopaba (SC) e ele entendia que a qualidade de vida dos seus funcionários se traduzia na marca dele e isso contribuiu para a conquista desse sucesso. Ele vai falar também de sucessão, e a relação que mantém com os funcionários”, conta o coordenador da ACIBr Jovem, Eduardo Jonas Imhof.
Além da palestra haverá a segunda edição da Feira ACIBr Jovem e a presença dos fundadores do iMuseum, o Museu da Apple de Blumenau, com a exposição de peças antigas da marca criada por Steve Jobs.
Os ingressos para o evento já estão disponíveis na sede da Associação Empresarial, através do telefone (47) 3351-1339 ou no site www.oneticket.com.br. O valor da entrada é de R$ 100 (cheia), R$ 75 (para sócios ACIBr) e R$50 (meia entrada).
Quem é Morongo?
Morongo é o apelido que ficou mais conhecido do que o próprio nome do médico e empresário Marco Aurélio Raymundo, 65 anos, nascido no Rio Grande do Sul.
Ele é o atual Diretor-Presidente da Mormaii, empresa com sede em Garopaba (SC), que existe há mais de 30 anos. Sua empresa atraiu a atenção do mundo dos negócios devido a estreita relação com a comunidade local, flexibilizando horários de trabalho e concedendo autonomia para os funcionários. Hoje, a Mormaii produz uma infinidade de produtos, desde trajes de esportes aquáticos a biquínis, óculos, roupas, acessórios e cosméticos, exportando para 70 países.
Apesar de liderar uma empresa competitiva, que cresce 10% ao ano e se espalha pelo mundo, Morongo não trabalha 15 horas por dia, seis dias ou mais por semana. Costuma tirar folgas prolongadas e viaja para lugares paradisíacos, como Tailândia e Havaí. Nunca deixou de alternar o escritório com a praia. O segredo? “Eu consigo delegar. Às vezes fico dois meses viajando e encontro a empresa melhor do que deixei. Se você der espaço para as pessoas crescerem, pode se surpreender com elas, porque dar espaço é dar liberdade, e isso induz à criatividade”.
A flexibilização do horário de trabalho é uma marca da Mormaii. Os funcionários têm autonomia para planejar a rotina e, se o mar estiver bom para o surfe, chegar mais tarde ou sair mais cedo para aproveitar as ondas. A estratégia de administração chama a atenção de empresários e de estudantes que visitam a empresa.