Home Itajaí e Litoral Ginásio Jucílio Castro Fernandes será reinaugurado nesta sexta-feira (30)

Ginásio Jucílio Castro Fernandes será reinaugurado nesta sexta-feira (30)

Obra de reforma e revitalização iniciou em dezembro de 2020

por Redação
0

A inauguração da nova reforma e revitalização do Ginásio Jucílio de Castro Fernandes, localizado na Rua Eduvirgens Teodoro da Cunha, no bairro Cordeiros, em Itajaí, ocorrerá nesta sexta-feira (30), às 9h30. A cerimônia reunirá autoridades e convidados da família do ex-atleta homenageado, que dá nome ao ginásio. O evento seguirá todas as medidas de prevenção à Covid-19.

A obra iniciou em dezembro de 2020 e previu uma série de melhorias e instalações com foco na acessibilidade. A reforma contemplou a substituição da cobertura, pintura interna e externa, e adequação do sistema elétrico, preventivo e alarme. Foi instalado ainda piso modular esportivo profissional, placar eletrônico profissional, elevador (plataforma) com vistas à acessibilidade, e equipamentos externos, entre eles playground e bicicletário.

De acordo com o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, o valor total investido ultrapassa R$ 577 mil. “O ginásio foi todo reformado e revitalizado, está pronto e preparado para sediar diversas modalidades. Certamente será uma das principais referências para eventos, jogos, campeonatos e ações esportivas em geral”, ressalta.

Sobre o Jucílio de Castro Fernandes

Jucílio de Castro Fernandes, nascido em Itajaí, destacou-se como atleta, preparador físico, técnico e professor de Educação Física. Iniciou sua vida esportiva na modalidade de remo pelo Clube Náutico Marcílio Dias de Itajaí. Depois, ingressou no atletismo como velocista. Ao longo da carreira competiu em diversas modalidades, integrou equipes, conquistou títulos e representou clubes de Itajaí e de outros Estados e Municípios do Brasil. Cursou a Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro (RJ).

Em 1949, ingressou na divisão de paraquedismo do Exército no Rio de Janeiro. Foi campeão do Pentatlo Militar, em 1951, nas modalidades de equitação, esgrima, natação, tiro e corrida com obstáculos, sendo o primeiro atleta não oficial do exército a conquistar este título. Participou de vários campeonatos de natação máster, inclusive internacionais. Praticou atividade física ao longo de toda a sua vida. Foi um grande vencedor, fez história e deixou inúmeros legados para o esporte local.

Fotos: Marcos Porto