Uma tarde emocionante de basquete definiu o Campeonato Estadual Sub-17 Feminino. O primeiro Estadual de 2019 coroou o Grande Florianópolis Basket com o título da categoria que foi decidido no último lance da partida contra o Basquete Jaraguá, que ficou com a prata. A Abasmo (São Miguel do Oeste) ficou com o bronze e a SATC (Criciúma) terminou em quarto lugar. A cestinha foi Letícia Rechemback (SATC) e a destaque do torneio foi Monike da Silva (Grande Florianópolis).
Grande Florianópolis e Basquete Jaraguá entraram para a última partida do dia com o seguinte cenário: vitória jaguarense por sete ou mais pontos daria o título para a equipe; vitória jaguarense entre três e seis pontos daria ouro para o Grande Florianópolis e prata para Jaraguá. Vitória por até dois pontos ou derrota das donas da casa terminaria com título para a equipe da Capital e prata para a Abasmo.
Desta forma, a torcida compareceu em peso para apoiar as anfitriãs e o jogo foi tão equilibrado quanto todos esperavam. A equipe de Florianópolis começou na frente, mas o Basquete Jaraguá se manteve próximo no placar até o fim do primeiro tempo. Logo no começo da segunda etapa, assumiu a liderança que trocou de mãos várias vezes ao longo até o placar ficar empatado em 41 a 41 a dois minutos do fim. O título parecia longe para o Basquete Jaraguá, mas o time conseguiu abrir para 48 a 42 com direito à última posse, nesse momento a defesa do Grande Florianópolis se organizou, o último arremesso do campeonato pegou no aro e as florianopolitanas levantaram a taça.
“Já existia um trabalho realizado pela Marlene (Feriato) e Larissa (Maciel) que eu dei continuidade, as atletas me aceitaram super bem, a gente foi se adaptando e o resultado tá aí: fomos campeões com um grupo bem jovem e só tenho que agradecer, conseguimos vencer e é sinal de que o projeto já deu certo”, falou o técnico campeão Cláudio Brandão, o Claudinho. Este é o segundo ano da AGFEB nos torneios e o primeiro título estadual conquistado pela equipe em todas as categorias.
Por outro lado, o Basquete Jaraguá fez sua 13ª decisão de estadual Sub-17 desde 2002, com quatro títulos no período, resultado do trabalho realizado no município. “A gente vai ficando mais maduro e vê as coisas de uma forma mais ampla, não só pelo resultado, elas estão de parabéns pela postura, pela determinação, os pais vendo as filhas jogarem nesse nível, nessa entrega e já imaginando que estamos formando ótimas pessoas, talvez esse seja o maior título que a cidade de Jaraguá conquiste com o investimento no basquete”, falou o técnico Júlio Patrício.
Abasmo fica com o bronze
Na abertura da última rodada, a ABASMO entrou com pretensões de conquistar a prata e para isso precisava vencer a SATC e torcer contra o Basquete Jaraguá na sequência. O time do Oeste fez sua parte, mas em um jogo duro do início ao fim e que também terminou no último lance após liderar o jogo por onze pontos no terceiro quarto. As criciumenses batalharam até o fim e tiveram a chance de empatar no último lances, a cestinha Letícia Rechemback marcou dois pontos, mas era necessário uma cesta de três para empatar: 56 a 55.
O time de São Miguel do Oeste ficou com o bronze, mas vale destacar a homenagem realizada pelo técnico Osvaldo Correa à atleta Raquel Herbert, campeã da categoria em 2017 que faleceu em janeiro de 2018. Osvaldo levou sua camisa 14 que era utilizada por Raquel.
Texto e fotos: Lucas Inácio/FCB