Home Vôlei Guabiruba tem vôlei adaptado para a terceira idade

Guabiruba tem vôlei adaptado para a terceira idade

No município, um dos novos atrativos para as pessoas que buscam fazer uma atividade física voltada para a terceira idade é o vôlei adaptado, programa oferecido pela prefeitura local em parceria com o Laboratório Willrich.

por Redação
0

A velha máxima de que na terceira idade se penduram as chuteiras não cabe mais na vida dos novos idosos. A expectativa de vida aumentou e eles, aos poucos, cada dia mais ocupam lugares de destaque no esporte.

Em Guabiruba, um dos novos atrativos para as pessoas que buscam fazer uma atividade física voltada para a terceira idade é o vôlei adaptado, programa oferecido pela prefeitura local em parceria com o Laboratório Willrich.

As atividades ocorrem uma vez por semana no Ginásio Municipal João Scheffer. Em quadra, cerca de 15 pessoas, entre homens e mulheres, exercitam-se semanalmente.

Para as disputas, as regras também foram adaptadas. Os atletas podem segurar a bola na hora dos toques, evitando o impacto contra os dedos. A rede é mais baixa, a bola mais leve e não há saltos para passar a bola para o adversário, o que diminui o impacto com o solo.

A aposentada Ana Vilma Gums, 66 anos, jogava bocha, canastra e dominó. Agora, vê no vôlei adaptado mais uma opção de diversão. “Não vejo a hora de chegar aqui. Esse é o meu compromisso, até fico chateada se não tem ninguém que me traz”, comenta Ana, que já perdeu 9 quilos desde que iniciou a atividade.

Além dos atletas de Guabiruba, outros de Brusque participam da prática e auxiliam os novos jogadores. O aposentado Edson dos Santos Costa, 73 anos, e a esposa Zita Terezinha começaram a treinar em março de 2015 no Sesc e agora a auxiliam o grupo guabirubense todas as segundas-feiras.

“Está sendo ótimo. A gente aprende também, porque não é profissional. Estamos gostando muito de participar com o pessoal de Guabiruba. São muito legais. Temos várias amigas e senhores que participam com a gente”, conta Costa.

Quer participar?
Os idosos que tem interesse em participar das atividades devem entrar em contato com a Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude pelo telefone 3308-3106. O secretário Luiz Schlindwein Filho, o Kareka, explica que inicialmente a atividade é realizada às segundas-feiras, das 15h às 17h, mas que havendo demanda a oferta da modalidade aumentará para mais um dia na semana.

“O programa iniciou no fim de 2015 em uma parceria entre a Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude e a de Assistência Social, Habitação e Emprego. Podem participar pessoas com mais de 50 anos”, explica.

Os treinos são acompanhados pelo professor de Educação física Alex Fuchs da Silva Zabel, que explica como funciona os trabalhos com o grupo de iniciação. “A maioria nunca teve contato com o vôlei, mas estamos muito bem. Além de ser saudável praticar uma atividade física, as pessoas estão fazendo novas amizades – pontua o professor.