Home Outros Ironman Floripa: Atletas de Brusque entram em ação em uma das provas mais importantes do calendário sul-americano

Ironman Floripa: Atletas de Brusque entram em ação em uma das provas mais importantes do calendário sul-americano

São competidores de vários locais que chegam à capital com o intuito de chegar ao lugar mais alto do pódio. De Brusque, três atletas vão tentar se infiltrar entre as principais feras de resistência, desafiando, mais uma vez, o corpo e a mente em busca de bons resultados.

por Redação
0

Três brusquenses viverão um verdadeiro desafio nesse domingo (28) quando participam do charmoso Ironman Florianópolis. A disputa realizada em Jurerê Internacional vale 75 vagas para o mundial do Havaí e deve envolver alguns dos principais triatletas do mundo.

Essa é uma das mais tradicionais e importantes prova do Circuito Ironman no país. Será a 17ª edição da competição realizada com distâncias “full“, ou seja, 3,8 quilômetros de natação, 180,2 de ciclismo e 42,2 km de corrida. A competição vale pontos para o ranking sul-americano e dará ao vencedor da categoria Elite 150 mil dólares de premiação. A largada será às 6h45 e os competidores têm tempo limite de 17h para conclusão da prova. A expectativa é de que os atletas da Elite completem o circuito em torno de 8 horas após o início da disputa.

Sobre a disputa
São competidores de vários locais que chegam à capital com o intuito de alcançar o lugar mais alto do pódio. De Brusque, três atletas vão tentar se infiltrar entre as principais feras de resistência, desafiando, mais uma vez, o corpo e a mente em busca de bons resultados.

A experiência de Charles Albani Dadam e Paulo Ricardo Soares Santos , o Paulinho, será colocada à prova na disputa entre os atletas de 55 a 59 anos. Outro brusquense, e não menos experiente, Cleber Soares será o representante de Brusque na categoria de 35 a 39 anos. Todos os três compõem o grupo da Atribrusque/Extreme Academia e se preparam desde o início do ano para essa que é uma das disputas mais cobiçadas da América do Sul. 

“Essa é uma prova diferenciada. Tem toda beleza do local, muitos competidores de grande nível que virão em busca de vaga para o Mundial, mas estamos bem preparados para fazer uma grande prova e dar o nosso melhor”, comenta Charles, atleta de triatlo desde 2009. Na mesma categoria, Paulinho diz que o objetivo é brigar para melhorar o tempo. Nesta disputa de feras do esporte, ficar entre os 15 melhores já é um grande resultado, segundo os atletas. “É uma prova internacional, com pessoas do mundo todo, por isso nosso primeiro objetivo é melhorar nossos tempos”, ressalta Paulinho.

O desafio não é menor para Cléber Soares. Competindo em uma das categorias com maior quantidade de atletas, o brusquense sabe que não terá vida fácil no domingo. “É uma categoria com muitos atletas e que exige muito do desempenho físico”, observa.

Todos os atletas treinam juntos, seguindo a mesma planilha em busca dos resultados desejados. Entre as dificuldades em provas de longa distância, cada um busca naquilo que faz de melhor dentro das três provas (ciclismo, atletismo e natação) uma coisa em comum: a superação. “São 11 horas de prova e tupo pode acontecer”, observa Charles. “Meu primeiro desafio é concluir, o segundo é ter um desempenho que me faça satisfeito. A partir disso, o que vier é lucro”, completa.

Os atletas comentam a importância do aspecto mental para que os objetivos acima sejam alcançados, conforme explica Paulinho. “O controle mental é muito importante. Vejo que em outros anos havia um stress grande e hoje estamos mais estáveis. Aprendemos que o desgaste físico também gera o mental e temos que controlar”, diz. “Nesta prova de exigência máxima, conhecer o corpo é fundamental. É preciso hidratar bem, pois o nosso corpo é o nosso combustível”, ressalta Cléber.