A Federação Catarinense de Basketball (FCB) está com mais uma iniciativa para desenvolver a modalidade no estado e, dessa vez, o foco está nas crianças até os 11 anos de idade. O projeto Mini Basket Three Points – FCB vai ser lançado oficialmente no próximo dia 15 de novembro, a partir das 8h, no Colégio Salesiano, em Itajaí. O foco do primeiro encontro é capacitar e qualificar a prática do basquete para crianças desta faixa etária. Desta forma, o evento de lançamento contará com atividades recreativas para as crianças e capacitações para os professores.
O evento de abertura do projeto será para crianças e adultos. Para os e as pequenas, um festival com jogos; enquanto técnicos e técnicas recebem uma capacitação presencial.
Os clubes devem realizar sua inscrição e informar a estrutura que têm para desenvolver o Mini Basket internamente. A coordenação irá atender às necessidades dos clubes e fazer relatórios, buscando a capacitação em conjunto. Equipes que não puderem participar do evento, mas que têm interesse no suporte do projeto, podem acessar os módulos de capacitação.
Sobre o projeto
A idealizadora e coordenadora do projeto é Bruna Rodrigues, técnica do Basquete Feminino Blumenau e representante FIBA do Mini Basket, além de assistente técnica da base da Seleção Brasileira. O nome Three Points – FCB foi escolhido para destacar as três categorias que o projeto pretende qualificar: na categoria One Point, crianças de 0 a 5 anos; na Two Points, dos 5 aos 7 anos; e na Three Points, dos 8 aos 11 anos. O evento de abertura terá festival para as categorias dois e três, com adaptações de regras, tempo e quadra para cada uma.
O projeto visa Mini Basket é capacitar o ensino de basquete para crianças e unificar Santa Catarina com a mesma metodologia e linguagem. “O primeiro objetivo é fazer a criança se apaixonar pela modalidade de modo lúdico, aprendendo enquanto joga e brinca. Para isso, vamos desenvolver os formadores de Mini Basket no estado para termos atletas qualificados, com fundamentos bem desenvolvidos e competitivos desde as categorias mais novas, como a Sub-12”, falou Bruna Rodrigues. A iniciativa também foi assunto de uma entrevista da formadora com o Clube do Basquete Podcast.
Para a FCB, o projeto é uma forma de promover o basquete em uma idade que não é contemplada pelas competições estaduais e tudo isso começa com os professores. Unificar a metodologia de ensino do basquete na infância é uma forma de massificar a modalidade, e a capacitação é um passo para isso.
“Há diversos clubes que desenvolvem projetos de mini basquete em Santa Catarina e sempre foram uma inspiração para nós, pois atendem crianças com idade que os nossos campeonatos não contemplam. Quando esse projeto foi nos apresentado pela Bruna, vimos que tinha tudo a ver com o que a FCB promove há anos, inclusive com promoção de questões sociais importantes, como temos com a Trimania”, explicou o presidente da FCB, Fábio Deschamps.
FCB promovendo a Educação
Além do Mini Basket Three Points – FCB, a Federação também investe na educação pelo Instituto Basquete Brasil (IBB), entrando como parceira da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) no ensino de basquete em todas as áreas: da base ao alto-rendimento, passando por técnicos, arbitragem, gestão, incluindo a parte física e técnica.
Mais um passo na direção educacional do basquete catarinense é o Programa Aprenda a Vencer. Lançado em setembro, a iniciativa é fruto da parceria entre FCB e UniCesumar para atletas das categorias Sub-19, Sub-22 e Adultos que queiram cursar ensino superior ou técnico. Foram contemplados 33 atletas de nove equipes com bolsas integrais. Uma iniciativa única para uma Federação.