Chegou a hora do Final Four do Campeonato Catarinense Masculino 2021. Nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), o Centro de Eventos da Unoesc, em Joaçaba, recebe as semifinais e finais da principal competição de basquete do estado. Na sexta, APAB Blumenau e ADIEE / Avaí (18h30), ABLUJHE (Joaçaba) e Basquete Joinville (20h30) disputam a vaga na grande final. Já no sábado (20), tem a disputa do bronze (14h30) e a Final (16h30), tudo com transmissão ao vivo pelo Youtube da Federação Catarinense de Basketball (FCB), em parceria com o Clube do Basquete Podcast.
As quatro equipes se garantiram no Final Four entre das 12 que disputaram a competição. No total, 170 atletas jogaram o torneio que finalizará com 40 jogos. Após a primeira fase regionalizada em quatro grupos de três equipes com turno e returno, oito se classificaram para disputar os quadrangulares semifinais. Na chave de Blumenau, passaram a APAB e o Basquete Joinville. Em Jaraguá do Sul, se classificaram ABLUJHE e ADIEE / Avaí.
O Campeonato Catarinense Masculino 2021 é promovido pela Federação Catarinense de Basketball (FCB) em parceria com a Trimania.
Como chegam as equipes
Depois do vice-campeonato em 2020, a ABLUJHE chega novamente entre os quatro melhores do estado e dá mais um passo ao crescimento. O time é um dos quatro catarinenses que pleiteia uma vaga no Campeonato Brasileiro 2022 e agora sedia as finais da competição depois do bronze da Copa Santa Catarina. Com uma torcida apaixonada e um time reforçado em relação à última temporada, a equipe do Meio-Oeste vem embalada para tentar seu primeiro título estadual.
Depois de firmar a parceria com o Flamengo no início do ano, a APAB Blumenau segue tendo um 2021 de muitas conquistas. O time conquistou o vice-campeonato Brasileiro em maio, a Copa Santa Catarina em setembro e se mantém como único time invicto no Campeonato Catarinense com sete vitórias em sete jogos. Com uma base forte mantida da competição nacional, Blumenau busca recuperar o título que pode ser o quarto nos últimos cinco anos.
Outro time com muita tradição entre os semifinalistas é o Basquete Joinville, último catarinense a disputar o NBB, em 2019. Depois de optar por não participado estadual 2020, voltou às quadras em 2021 e chegou às quartas de final do Campeonato Brasileiro da CBB. Com um elenco que mescla jogadores experientes e da base, o Joinville cresceu no quadrangular semifinal e agora busca conquistar o título catarinense que não alcança desde 2012.
Há 22 anos, Florianópolis não tem um time finalista do Campeonato Catarinense e agora pode ser o fim deste longo jejum com a ADIEE / Avaí. Após a prata na Copa Santa Catarina, o time passou em segundo de sua chave na primeira fase, a equipe da capital surpreendeu no quadrangular semifinal e garantiu sua classificação às semis, a primeira do projeto da ADIEE. Agora a equipe quer surpreender ainda mais buscando um lugar no pódio, de preferência o mais alto.