A 9ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) reunirão entre os dias 6 a 8 de julho, em Florianópolis, cerca de 408 participantes de 197 escolas entre atletas e dirigentes. Estarão em disputa as modalidades de atletismo, basquete de cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, goalball, judô, voleibol sentado , tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e futebol sete.
A maioria das modalidades serão disputadas nas dependências esportivas da UFSC. As exceções serão o tênis de mesa, que será no ginásio Capitão Waldir Schmdt, e a natação, que terá como palco a piscina da Elase. Os Parajesc são destinados a estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual.
O cronograma prevê para esta quarta-feira-feira, 4, a chegada das delegações. Dia 5, na quinta, classificação funcional, que define o grau de deficiência de cada participante. E entre os dias 6 e 8 ocorrem as competições.
A etapa estadual dos Parajesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e Secretaria de Estado da Educação.
As escolas campeãs das modalidades farão parte da seleção catarinense que participará da etapa nacional da competição, as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas de 20 a 25 de novembro em São Paulo. Nesta competição, em 2017, Santa Catarina foi vice-campeã Brasileira, atrás somente de São Paulo, o campeão-geral.