Home Artes Marciais Jornalista conta como superou sobrepeso e encontrou no Jiu-jitsu a vida saudável

Jornalista conta como superou sobrepeso e encontrou no Jiu-jitsu a vida saudável

Hamilton Junior chegou a pesar 140kg e atualmente é faixa roxa na modalidade

por esportesc
0

Todos os dias, de segunda à sexta-feira, milhares de brusquenses ouvem sua voz no jornal matinal da rádio Diplomata FM. Entre uma notícia e outra, o jornalista Hamilton Junior já faz parte da rotina dos ouvintes há quase duas décadas. Porém, de perfil discreto, muita gente não sabe que por trás daquele timbre marcante existe uma história recente de superação e de dedicação ao esporte.

Hamilton, que chegou a pesar 140 kg, afirma que já não conseguia mais praticar atividades físicas de maneira prazerosa. Após descobrir problemas de saúde ocasionados pelo sobrepeso, o radialista decidiu dar um basta na situação. Em 2018, passou, então, por um procedimento bariátrico e adotou um novo estilo de vida. “A cirurgia é só um momento. Depois tu tem que transformar tua vida. É preciso ter uma rotina diferenciada, pois, só assim, você consegue manter seu peso e sua saúde”, conta.

E foi em uma de suas coberturas jornalísticas, já no ano de 2020, que o profissional conheceu o professor de Jiu-jitsu Renan Guntin, proprietário da academia Rilion Gracie Jiu-Jitsu, situada na avenida Beira Rio, no local onde funcionava a antiga Rivel Veículos, no Centro da cidade. “Na oportunidade eu falei pra ele que ia visitar a academia, mas eu acho que ele não acreditou muito (risos). Nas semanas seguintes eu realmente fui e eu acabei encontrando uma coisa que eu amo. A Rilion Gracie foi uma grande descoberta na minha vida, pois isso me transformou. Eu venho pra cá porque amo fazer o que faço. E é isso que a pessoa deve encontrar na vida”, confidencia. “Não é só Jiu-jitsu, é uma família. Aqui encontramos pessoas de todos os tipos, de diversas profissões, vários poderes aquisitivos, mas que aqui dentro ficam todos iguais”.

Atuando na categoria Master, Hamilton Junior conquistou, recentemente, a faixa roxa. Todavia, quando ainda competia com a faixa azul, chegou a colecionar conquistas expressivas e, inclusive, a ostentar a primeira colocação no ranking sul-americano Master Blue da AJP Tour.

Hamilton Junior ao lado do mestre Renan Guntin (à dir.)

Mestre Renan Guntin comenta importância do Jiu-jitsu para o bem-estar

Faixa-preta em Jiu-jitsu, Renan Guntin está há quase cinco anos em Brusque. Partindo do pressuposto de que a modalidade deve ser adotada como uma jornada para toda a vida, hoje sua academia atende pessoas de 3 a 52 anos. “O Jiu-jitsu tem isso. Tem a capacidade de mudar a história das pessoas. Assim como a gente tem o Hamilton, temos vários outros casos de pessoas que conheceram o esporte e realmente mudaram suas vidas. A forma como ele mexe com seu ego, com sua humildade, é transformador”, explica.

Renan comenta que Hamilton vem se destacando desde os primeiros treinos, quando ainda era detentor da faixa branca. “Hoje ele é destaque estadual e internacional na categoria em que ele estava recentemente”. 

Dentre as principais conquistas do aluno, destaca-se a medalha de ouro (a primeira da carreira) em Brusque, no AJP Tour South America Continental, realizado durante a Fenajitsu (Feira Nacional de Jiu Jitsu). Hamilton também alçou o lugar mais alto do pódio no AJP Tour Gramado Internacional, em junho; e no Goiânia Internacional Pro AJP Tour de Jiu-Jitsu, disputado em agosto.

Atleta de Brusque comemora vitória no AJP Tour South America Continental, realizado durante a Fenajitsu (Feira Nacional de Jiu Jitsu)

Foto: Divulgação