Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) iniciam neste fim de semana em Brasília e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) será representada por quatro modalidades na competição. Além do futsal masculino e feminino, o tênis e o badminton masculino também fazem parte. O treinador do Lages Futsal, Juninho Madruga e o técnico do Leoas da Serra, Esquerda relataram a expectativa dos times para o evento em Brasília.
O torneio que é caracterizado como a maior competição universitária da América Latina, inicia neste domingo (10) e se estende até dia 18. O JUBs tem como objetivo reunir cerca de 4 mil estudantes atletas de 400 Universidades do país e entregar 2107 medalhas e 189 troféus.
Lages Futsal participa pela primeira vez de uma competição nacional
O Lages Futsal representará a Uniplac no futsal masculino e pela primeira vez disputará uma competição nacional. “Nossa expectativa é de ter uma boa participação principalmente em relação a desempenho. Alguns atletas estão tendo a primeira oportunidade de disputar uma competição nacional”, relata o treinador, Juninho Madruga.
O técnico explica que não conhecer os outros times pode ser um empecilho, mas que é gratificante levar o nome do Lages para fora de Santa Catarina. “Não conhecemos as outras equipes, o que dificulta um pouco, mas da mesma forma que seremos surpresas para eles. É muito gratificante levar o nome do projeto Lages Futsal para disputar uma competição na capital do país” ressalta.
Leoas da Serra vai em busca do bicampeonato e conciliará o JUBs com outras competições
Além dos Jogos Universitários, o Leoas da Serra disputa as quartas de final do Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB) e da Copa do Brasil. A equipe lageana terá que conciliar as três competições. No sábado (9) o time viajou a Telêmaco Borba para enfrentar o ADTB e na sequência vai a Brasília em busca do bicampeonato do JUBs, no fim do torneio universitário, antes de retornar a Lages, o Leoas da Serra volta ao Paraná para enfrentar novamente o ADTB, desta vez, pelo mata-mata da Copa do Brasil.
O treinador da equipe lageana, Esquerda, diz que o time não chega na competição como gostaria. “Não vamos conseguir treinar e sim só jogar. Em um intervalo de 12 dias, faremos entre 6 a 8 jogos, esse não é o ideal, sem podermos treinar, mas estamos em busca para chegarmos bem em todos os jogos”, ressalta o treinador.