Márcio Quevedo se despede do Brusque após 499 jogos e deixa legado histórico no gol do Marreco

Márcio Quevedo se despede do Brusque após 499 jogos, encerrando 11 anos de conquistas, acessos e legado histórico no clube.

por Sidney Silva
0

O Brusque FC encerrou no último dia 16 um dos ciclos mais marcantes de sua história recente. Após 499 partidas vestindo as cores do clube como preparador de goleiros, Márcio Quevedo, de 45 anos, se despediu oficialmente do Marreco, encerrando uma trajetória de quase 11 anos repleta de conquistas, acessos e momentos inesquecíveis.

Natural de Pelotas (RS), Márcio chegou ao Brusque em março de 2015, a convite do técnico Leandro Campos, logo após deixar o Marcílio Dias. Naquele momento, o clube disputava a Série B do Campeonato Catarinense. O que parecia ser apenas mais um desafio profissional se transformou em uma das histórias mais vitoriosas já vividas dentro do estádio Augusto Bauer.

Logo em seu primeiro ano, participou diretamente da campanha do acesso e do título da Série B Catarinense de 2015 — conquista que marcou o início de uma nova era no futebol brusquense. Desde então, o clube nunca mais voltou à segunda divisão estadual.

Ao longo das quase cinco centenas de jogos, Quevedo esteve presente em acessos e campanhas históricas como a dos títulos da Série D do Campeonato Brasileiro de 2019 e do Campeonato Catarinense de 2022.

Mais do que números e títulos, foi peça-chave na formação e evolução de praticamente todos os goleiros que passaram pelo Brusque na última década. Desde Wanderson — eleito melhor goleiro do estadual e campeão em 2015 — até Matheus Nogueira, que hoje é o arqueiro com mais jogos da história do clube.

Também trabalharam sob sua orientação nomes marcantes como Vanderlei, João Paulo, Rodolfo, Dida, Zé Carlos, Ruan Carneiro, Belliato, Jordan, Paulo Sérgio, Otávio, Dalberson, Jefferson Paulino e Júlio César, herói da final da Copa SC de 2018 ao defender dois pênaltis.

Entre tantos momentos vividos, Márcio destaca a conquista da Série D em 2019 como um divisor de águas. A dramática vitória nos pênaltis, contra o Manaus, diante de quase 50 mil torcedores na Arena da Amazônia, seguida do título nacional, colocou definitivamente o Brusque no cenário brasileiro. “Ser campeão nacional, independente da divisão, é algo imensurável. Foi ali que o Brasil inteiro passou a olhar diferente para o Brusque”, relembra.

Homem de fé

Homem de fé declarada, Márcio sempre enxergou sua caminhada no futebol como um propósito maior. Durante sua passagem pelo clube, conciliou a vida profissional com o envolvimento intenso na Igreja Presbiteriana de Brusque, onde é membro há 11 anos. Desde 2022, passou a se preparar para o ministério pastoral.

Em 2025, com apoio do conselho da igreja e aprovação do presbitério, foi aceito no seminário teológico em Curitiba, onde já iniciou uma nova etapa de sua vida. Serão quatro anos de formação para se tornar pastor presbiteriano.

Mesmo distante fisicamente, o vínculo com o Brusque permanece intacto. “Gratidão é a palavra que define tudo. O Brusque é meu time do coração. Me despedi na sexta e no sábado já estava comemorando a vitória do time como torcedor”

Márcio Quevedo deixa o clube não apenas como o preparador de goleiros mais longevo da história do Brusque, mas como um dos profissionais mais importantes na construção do período mais vitorioso já vivido pelo Marreco. Uma despedida que encerra um capítulo — e eterniza um nome na memória do futebol brusquense.

As conquistas e feitos marcantes de Márcio Quevedo com o Brusque FC

  • Campeão Catarinense Série B – 2015 (acesso à elite)
  • Copa SC – 2018 e 2019
  • Campeão Brasileiro Série D – 2019
  • Recopa 2020
  • Acesso à Série C – 2020
  • Vice-campeão Catarinense – 2020
  • Acesso da Série C para B – 2020
  • Permanência histórica na Série B – 2021
  • Campeão Catarinense – 2022 (após 30 anos)
  • Recopa 2023
  • Vice-campeão da Série C – 2023 (acesso à Série B)
  • Vice-campeão Catarinense – 2023 e 2024
Márcio Quevedo ao lado da esposa Lidiane