Home Sem Categoria Meninas de ouro: Conheça a história de duas atletas catarinenses convocadas para a Seleção Brasileira Sub-16 de basquete

Meninas de ouro: Conheça a história de duas atletas catarinenses convocadas para a Seleção Brasileira Sub-16 de basquete

As jovens promessas do basquete nacional são jogadoras da Associação Grande Florianópolis Escola de Basket São José (AGFEB), que tem o apoio da Fundação de Esportes de São José.

por Redação
0

Santa Catarina estará representada na Copa América Sub-16 de basquete, que acontece de 16 a 22 de junho, em Aysen, no Chile. Caberá as atletas Áthina Furlan Abbas e Eduarda Trevisan Reolon a responsabilidade de representar o estado no grande desafio.

As jovens promessas do basquete nacional são jogadoras da Associação Grande Florianópolis Escola de Basket São José (AGFEB), que tem o apoio da Fundação de Esportes de São José.

A apresentação ocorreu nesta sexta-feira (31), em Americana (SP), onde a equipe brasileira treina até o dia 14 de junho, segundo a Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O torneio é classificatório para o Mundial da categoria.

Com 1,73 metro de altura e natural de Chapecó, a ala-armadora Eduarda Reolon chega à segunda convocação pela Seleção Brasileira. Em 2018, a jovem disputou o Sul-Americano na categoria sub-15 e com as colegas conquistou o terceiro lugar. “Estou ansiosa para rever as minhas companheiras de time e honrada em ter a chance de representar meu país mais uma vez. Vou dar o meu máximo, até porque jogar com a bandeira do Brasil no peito é uma responsabilidade muito grande. É um grupo muito forte, com meninas muito talentosas e eu sei que, apesar dos cortes, todas vão representar o nosso país muito bem”, declarou a atleta da AGFEB.

Uma das novatas é a pivô Áthina Furlan Abbas, com 15 anos e 1,80 metro de altura. A atleta é natural de Porto União e foi descoberta pela professora Uná Mariana Manfredini. Desde fevereiro de 2019, a pivô chegou à capital catarinense para trabalhar com o experiente técnico e ex-atleta profissional Claudio Brandão Cavalcanti, o Claudinho. Com várias convocações para a Seleção Catarinense, a atleta está motivada para vestir a camisa verde e amarela. “Estou muito feliz em poder representar a Seleção Brasileira. Essa convocação é resultado de muito trabalho e dedicação”, disse a jovem eleita, em 2018, a melhor ala/pivô do Sul-Brasileiro de seleções Sub-15.

Além da grande função social que a associação exerce, o presidente da AGFEB, Marco Biscaro, lembra de que o trabalho técnico tem como objetivo identificar atletas com potencial para seguir carreira no esporte. Tanto que a comissão técnica conta com o ex-atleta profissional e membro permanente das categorias de base masculina da CBB, Francisco Carlos Bonfin Bandeira, o Chicão, e com o ex-jogador profissional Claudinho, que foi técnico em várias equipes femininas.
“A intenção do projeto é possibilitar a estrutura necessária para que as promessas possam desenvolver as suas habilidades, além de oferecer o intercâmbio com o centro de treinamento da Interperformances, na Itália, e com alguns ‘High School’ americanos. Queria ressaltar também que temos outras meninas monitoradas pela CBB e tenho certeza que logo outras irão ter essa satisfação”, observa o dirigente.

Convocações e alguns títulos de Eduarda Reolon
Seleção Catarinense
Sub-13 (Ouro no Sul-Brasileiro)
Sub-14 (Prata no Sul-Brasileiro)
Sub-15 (duas vezes) (Bronze no Sul-Brasileiro na 1a convocação)
Seleção Brasileira
Sub-15 (Bronze no Sul-Americano)

Convocações e alguns títulos de Áthina Furlan
Seleção Catarinense
Sub-13 (Ouro no Sul-Brasileiro)
Sub-15 (Ouro no Sul-Brasileiro)
Clubes
Sub-13 (Ouro no Catarinense)