Na semana de comemoração dos dois anos do título mundial das Leoas da Serra, conheça a história de Clineu Soares, um simples torcedor que passou a fazer parte da diretoria do time. O apreço de Clineu pelas Leoas começou em 2013 quando descobriu a existência de um time feminino de futsal na cidade. Na época ele acompanhava um programa de rádio sobre esportes. No programa, Maurício Neves de Jesus, fundador do clube, participava como comentarista, e o torcedor interagia via twitter. Clineu era taxista e um dia Maurício precisou de seus serviços, então os dois se aproximaram e pouco tempo depois o torcedor virou membro da diretoria e narrador.
Depois da viagem de táxi que Clineu fez com Maurício, o dirigente pediu para ele levar algumas meninas no treino das Leoas dias depois. “Quando fui buscar as meninas descobri que tinha um time de futsal feminino na cidade. Levei elas no treino e fiquei olhando um pouco. Fui especulando como que funcionava o projeto. No outro dia as meninas precisaram novamente de corrida. E assim fui começando a ir e a ficar, fazia fotos e vídeos delas com o celular. Comecei a postar no twitter as fotos e vídeos e assim fui criando uma amizade com as meninas e com o Maurício”, explica.
As atletas treinavam das 22h até a meia-noite e o taxista sempre acompanhava os treinos e as levava em casa, nas primeiras viagens ele cobrou, mas depois começou a levá-las por amizade. Um certo dia, Maurício mandou uma mensagem que mudaria a vida de Clineu. “O Maurício me mandou mensagem perguntando qual tamanho de camisa eu usava porque ele estava encomendando uniformes e mandou fazer duas camisas para mim da comissão técnica e falou que a partir daquele momento estava me contratando para fazer parte da diretoria como faço parte até hoje. Comecei a ir em viagens. Um simples torcedor passou a fazer parte da diretoria das Leoas”, relembra.
Narração da final da Copa do Brasil
O torcedor e membro da diretoria filmava as partidas, cortava a parte dos gols e enviava para as atletas postarem nas redes sociais. Até que um dia começou a narrar uma partida. “Na Copa do Brasil em Caxias contra a MGA com o celular fui filmar o jogo e de brincadeira comecei a narrar. Cortei os gols e mandei para as meninas, elas gostaram, então comecei a fazer isso, comecei na brincadeira”, conta.
As Leoas da Serra foram avançando na competição e se aproximando das finais, então a rádio que Clineu interagia como ouvinte decidiu transmitir a final, mas queria dar oportunidade para um novo narrador, então Maurício Neves mostrou alguns vídeos de Clineu para Ricardo Cordova, apresentador do programa. “Ele me ligou e disse para eu me preparar para narrar a final, aí contestei, “eu narrar?”, então Ricardo disse que não estava perguntando e sim me convocando”, relata.
O torcedor aceitou o desafio, viajou pela primeira vez de avião e narrou a partida. “Nem pensei no jogo, sempre gostei e tive vontade de narrar, comecei passar mal porque comecei a pensar na viagem de avião. Mas fui e me preparei. No dia o Ricardo me credenciou como narrador e confiou em mim”, conta.
Clineu lembra que estava muito nervoso para narrar as finais, mas realizava um sonho. “Fui e narrei o jogo, nervoso, muito nervoso. Mas feliz, estava realizando um sonho, nunca acreditei que ia conseguir isso e consegui graças as Leoas. Quando terminou o jogo, dez minutos depois, as meninas me chamaram para tirar foto com toda a equipe, e eu não conseguia sair de dentro da cabine, estava travado com tanta adrenalina, não conseguia sair de tão nervoso”, relembra.
O Leoas venceu a primeira partida da final contra o Iranduba por 5 a 1 e no jogo da volta, em Lages, com o Jones Minosso lotado, venceu por 6 a 0 e se consagrou campeão. Clineu conta que foi maravilhoso poder narrar as partidas das finais e que se emociona até hoje. “Foi uma coisa maravilhosa que jamais imaginei que poderia acontecer. E a partir dali comecei a fazer transmissão pelo facebook das Leoas e estou até hoje. A torcida das Leoas me chamam no privado perguntando se vou transmitir porque me consideram o narrador das Leoas. A emoção sempre existe, agora as Leoas estão disputando o Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB) e estou de comentarista também, algo que nunca imaginei, é uma experiência nova e as Leoas só de dão alegria”, finaliza Clineu.
Fotos: Divulgação