Home Natação Natação de Brusque se prepara para representar a cidade nos Joguinhos Abertos

Natação de Brusque se prepara para representar a cidade nos Joguinhos Abertos

A modalidade de natação será a primeira da competição. A realização dos Joguinhos Abertos, com as demais modalidades, mantém-se inalterada no calendário esportivo da Fesporte: de 8 a 15 de outubro, em Caçador.

por Sidney Silva
0

Os atletas da natação de Brusque tem um importante desafio no fim de semana ao representarem a cidade nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A modalidade será disputada em Florianópolis, de 16 a 18 de setembro.

Segundo o coordenador geral do evento, Marcelo Scharf, “embora os Joguinhos tenham como sede desta 29ª edição a cidade de Caçador, por questões técnicas envolvendo local de competição, alojamento e congresso técnico, chegou-se ao consenso de trazer a competição para a capital”.

A modalidade de natação será a primeira da competição. A realização dos Joguinhos Abertos, com as demais modalidades, mantém-se inalterada no calendário esportivo da Fesporte: de 8 a 15 de outubro, em Caçador.

 A natação brusquense será representada por 13 atletas da Abain/Extreme Academia. A competição é disputada por nadadores de 13 aos 17 anos. Paralelamente, os atletas competem também pelos Jogos Escolares de Santa Catarina, que este ano será realizado junto com os Joguinhos, conforme explica o técnico da Abain, José Armando Vasquez Soto, o Bay.

“Esse ano ficou decidido que a federação vai tocar os Jesc dentro dos próprios Joguinhos. Acredito que seja a medida mais acertada, pois diminuiu o custo e evita que os atletas façam uma quantidade maior de deslocamento para participarem dessas competições”, diz Bay.

Ele comenta que serão duas provas iguais, mas a premiação será diferenciada, sem ligação entre as competições. “Os primeiros colocados dos Jesc representam Santa Catarina nos Jogos Escolares Brasileiros para atletas de 15 a 17 anos”.

As principais esperanças da natação de Brusque estão em Lara dos Santos. A atleta compete nos 50 e 100 metros borboleta, sua especialidade, e nos 50 e 100 livre. No masculino, Nicolas Pedrini Archer briga por medalhas nos 50, 100 e 200 metros costas, já Charles Dadam Junior vai com força total nos 100 metros peito, sua melhor prova.