A secretaria de Esportes de Nova Trento é a mais nova da região, mas já tem muito a comemorar. Segundo o ex-goleiro da seleção italiana de futsal e hoje secretário da pasta, o neotrentino Alexandre Feller, o Neneca, os avanços são visíveis desde quando a pasta passou a ter mais autonomia, apesar de ainda hoje depender muito da Secretaria de Educação, “sobretudo na parte de estrutura”, destaca Neneca.
Desde 2015, a hoje Secretaria Municipal de Esporte (SME) foi desvinculada da CMJEL e responde diretamente pelas ações voltadas ao esporte neotrentino, um avanço significativo, destaca o secretário. Segundo ele, a ação fortalece o esporte local. “O esporte de Nova Trento vem se fortalecendo, apesar de hoje ainda dependermos muito da estrutura da educação, que é nossa grande parceira”, observa. “Vejo que temos um município pequeno, mas conseguimos propor bastante coisa em áreas diversas”, completa.
Atividades
Atualmente, o calendário de esportes de Nova Trento é extenso, com destaque para o esporte amador, sobretudo modalidades como futebol, futsal e a bocha. No esporte de base, o voleibol segue sendo a grande referência do esporte neotrentino. “O vôlei é um projeto tradicional que revela grandes atletas, tanto para seleção catarinense quanto para a brasileira. Projeto que eleva o nome de Nova Trento em nível nacional”, destaca ele.
O secretário ressalta, no entanto, que melhorar a estrutura das categorias de base, pensando também na oferta de outras modalidades, é o grande desafio do município. “Precisamos sempre criar algo novo e que essa estrutura cresça. É necessário melhorar e estruturar as categorias de base. As crianças precisam conhecer outras realidades”, destaca.
Calendário
Para essa temporada, o calendário de esportes neotrentino começou oficialmente em março. Desde o dia 1º deste mês teve início o Campeonato Municipal de Bocha Vale Tudo Masculino. São 14 equipes em jogos realizados três vezes por semana.
Neneca destaca que a modalidade é uma das principais do município. “Sempre é um sucesso, pois é uma modalidade que a comunidade gosta muito”, comenta. Os jogos acontecem sempre nos bares da cidade, já no feminino as partidas são disputadas na cancha do ginásio municipal. O objetivo é dar uma estrutura melhor às mulheres.
Além da Bocha Vale Tudo, Nova Trento também se destaca na Rafa Vollo tanto no quesito estrutura quanto em equipe de nível. “Nova Trento tem hoje uma equipe de porte estadual e até brasileiro. Na parte de estrutura são duas canchas de carpe”, destaca o secretário.
O municipal de bocha rafa vollo será disputado no segundo semestre. A expectativa é de que seja realizado pela primeira vez no complexo esportivo do município. A estrutura foi inaugurada ano passado, no local onde também ocorre a festa do Encontro Trentino. “Acho que se criou um bom espaço e ambiente agradável. Estruturamos para ter condições de trazer outros eventos e outras equipes ao município. Temos a proposta de um terceiro galpão para ter mais um espaço físico para atender as modalidades”, observa.
Esse ano, uma das ideias do município é promover a Taça Santa Catarina na categoria Rafa Vollo. “Quem se classificar vai para a Copa Ouro em nível nacional”, explica Neneca.
Demais modalidades
Outro campeonato com início previsto para março é o tradicional Campeonato Municipal de Futebol Amador de Nova Trento. O certame começa no dia 19 com 8 equipes, podendo chegar a 9. Os jogos são realizados sempre aos sábados e domingos, dois ao dia, no campo do Humaitá. “É um campeonato com público muito grande”, diz Neneca. Depois do amador de futebol, um dos carros-chefes é o municipal de futsal livre, comenta o secretário.
Entre junho e maio inicia outra modalidade muito comum em Nova Trento, o Mora. Segundo Neneca, mais de 100 pessoas participam do campeonato municipal pelos bares da cidade. Na sequência, em solo neotrentino inicia o campeonato das empresas, com jogos no período noturno durante os dias da semana. Na última edição, 16 equipes se inscreveram. “É um campeonato que movimenta muito às empresas e um dá retorno muito grande à comunidade e prefeitura”, destaca.
O calendário de Nova Trento ainda contempla o campeonato municipal de veteranos. Este ano, o grande objetivo é resgatar o futebol suíço do interior. “Queremos realizar novamente esse campeonato que é muito tradicional. É uma maneira de estimular e aproximar o interior. É um campeonato que já existia. O desafio agora é estruturar e mobilizar as pessoas”, comenta Neneca.