Home Grande Florianópolis Palhoça vence Copa Amizade de categorias de base em Biguaçu

Palhoça vence Copa Amizade de categorias de base em Biguaçu

Futuros craques das quadras palhocenses serão selecionados em uma peneira neste sábado (11)

por Lucia Chaves
0

As equipes das categorias de Base do vôlei da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) de Palhoça conquistaram no último fim de semana os títulos nas três categorias em disputa na Copa Amizade, competição ocorrida em Biguaçu. O torneio contou com a participação de equipes de Palhoça, Biguaçu e Antônio Carlos nas categorias sub-14, sub-16 e sub-18. “O evento foi bem bacana para a gente poder rodar todos os nossos atletas”, avaliou o técnico da equipe de Palhoça, William Zanatta.

Além da conquista coletiva, as equipes de Palhoça também levaram pra casa premiações individuais. O levantador Kauan Melo foi eleito o destaque da competição na categoria sub-18; na sub-16, quem levou o prêmio foi o ponteiro Wellington Pizzato; e Guilherme Reis Soares foi o destaque na sub-14.

Competições alternativas como a Copa Amizade, geralmente promovidas no final da temporada, são consideradas bastante importantes para começar a formar as equipes que representarão o município na temporada seguinte. Em Palhoça, a Fundação agendou para o próximo sábado (11) uma “peneira” de avaliação para selecionar jovens atletas nascidos entre 2005 e 2008 para integrar as equipes de base.

“Nós convidamos os jovens atletas e os pais que têm interesse em ver seus filhos praticando o voleibol a trazer os garotos para a peneira. O esporte é transformador, e o voleibol é um dos esportes mais bem-sucedidos do nosso país” , reflete o presidente da FMEC, José Virgílio Junior (Secco).

São garotos como o jovem Wallacy Schütz Pacheco, que se apaixonou pelo vôlei, a ponto de deixar de lado outros dois esportes que praticava, o taekwondo e o jiu-jitsu.

“Encontrei com a mãe dele no final de semana, ele mal havia chegado da competição e já estava jogando vôlei na praia. A mãe disse que, desde que o garoto iniciou no vôlei, há cerca de três meses, não quer saber de outras atividades. É um privilégio para a molecada da idade dele, com 11 ou 12 anos, poder entrar em um time competitivo e contar com um treinamento de primeira linha como é o nosso”, avalia o diretor de Esportes da FMEC, Vanilson Silveira.

A peneira do sábado (11) será realizada no Ginásio Caranguejão: garotos nascidos em 2007 e 2008 entram primeiro em quadra, entre as 9h e as 10h30min; e os meninos nascidos entre 2005 e 2006 terão a oportunidade de demonstrar seu potencial das 10h30min ao meio-dia. Inscrições podem ser feitas preenchendo o questionário disponível no perfil @voleiph, no Instagram. Em breve, a FMEC fará, também, uma peneira feminina.

“É isso que nós queremos, oferecer à nossa garotada um estilo de vida por meio do esporte. Saber que nossa juventude está não só praticando o vôlei, como está conquistando títulos, é motivo de muito orgulho para nós, como gestores”, destaca o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Foto: Divulgação