Home Ciclismo Pedal dos amigos: Trio brusquense percorrerá 650 quilômetros em aventura sobre duas rodas

Pedal dos amigos: Trio brusquense percorrerá 650 quilômetros em aventura sobre duas rodas

Eles sairão de Brusque até Laranjeiras do Sul, no Centro Oeste do Paraná

por esportesc
0

Chega o mês de dezembro e a maioria das pessoas só pensam em férias, sombra e água fresca. Bom… A maioria não quer dizer todo mundo, não é mesmo? No caso dos amigos Rosimar Dumke, Daniel Rodrigues e Adenilson Maister, o padrão se quebra em nome de uma paixão que os une: o ciclismo. 

Movidos pelo desafio de superar os próprios limites, o trio parte, neste domingo (19), para um pedal extremo de 650 quilômetros de distância, em sentido à cidade de Laranjeiras do Sul, no centro-oeste paranaense, a 360 quilômetros de distância de Curitiba.

Na realidade, não é a primeira vez que Daniel e Rosimar fazem uma “loucura” dessas. Em dezembro de 2020, ambos pedalaram mais ou menos 600 quilômetros rumo à Cunha Porã, no extremo-oeste de Santa Catarina. Em 2021, após se arrepender de não acompanhar os amigos (e até mesmo de duvidar que eles fariam o pedal), Adenilson se junta à experiência, que tem tudo para ser inesquecível.

“Eu acabei resolvendo ir de última hora para Cunha Porã, e consegui alcançar eles de moto (…) eles estavam bem cansados. Foi uma alegria pra mim ver eles chegando, tanto que pensei: se eles conseguem eu também consigo. Aí veio esse desafio para este ano irmos para Laranjeiras, que é a minha cidade natal”, disse Maister, em entrevista ao EsporteSC TV do último dia 9 de dezembro (Assista aqui).

Em 2020, a dupla resolveu partir para a aventura motivados pelo jogador Fred, do Fluminense, que naquele ano se reapresentou ao clube carioca após ir de bicicleta de Belo Horizonte (MG) até o Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, o destino foi escolhido por ser a cidade natal de Dumke. Já em 2021, o objetivo é continuar superando os próprios limites e, também, incentivando outras pessoas à prática do esporte. “Eu tenho um monte de colegas de Cunha Porã que agora estão andando de bike por conta da iniciativa que a gente teve”, destaca.

Ao jornalista Sidney Silva, o ciclista amador Daniel Rodrigues disse que o principal desafio em longos percursos é gerir a parte psicológica. “Na estrada, tem horas que tu está sozinho e começa a pensar na vida. ‘Porque eu estou fazendo isso? Porque estou me desafiando?’. Mas só de a gente acordar já é um desafio. A vida é isso, né? E, além do mais, a hora que a gente chega e tem aquela recepção, não tem preço”, refletiu. 

A cabeça realmente tem de estar no lugar. Afinal de contas, nenhum dos três é ciclista profissional. Por isso, para fazer frente ao desafio, foram meses de treinos intensificados e uma preparação progressiva para a grande largada. “É muita superação, mas é muito gostoso”, diz Dumke. 

O trajeto:

Dia 1
188 km
Brusque – Serra de Curitiba

Dia 2
190 km
Serra de Curitiba – Irati

Dia 3
120 km
Irati – Guarapuava

Dia 4
110 km
Guarapuava – Laranjeiras do Sul