Polícia Civil vai investigar torcedora do Avaí que cometeu ato de injúria racial e xenofobia na Ressacada

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) vai investigar a torcedora do Avaí que foi flagrada em atos de injúria racial e xenofobia, contra apoiadores do Remo, no último sábado (15), no Estádio da Ressacada, em Florianópolis

por Rafael Alves
0

A Polícia Civil de Santa Catarina abriu investigação para apurar o caso da torcedora do Avaí flagrada cometendo injúria racial e xenofobia contra torcedores do Remo durante a partida da última rodada da Série B, no sábado (15), na Ressacada, em Florianópolis.

Além da mulher registrada em vídeo, outros torcedores que aparecem nas imagens participando das hostilidades também serão investigados. Em um dos trechos, um homem questiona: “Vieram montados de jegue de lá pra cá?”. Clique e assista o vídeo.

De acordo com a corporação, os envolvidos serão identificados e ouvidos. Eles podem responder por racismo, injúria racial e xenofobia, crimes previstos na Lei nº 7.716/1989, que estabelecem pena de dois a cinco anos de reclusão. A Polícia Civil recomenda ainda que todas as vítimas registrem Boletim de Ocorrência.

Nota da Polícia Civil

Em comunicado oficial, a Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRDI), da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), confirmou a abertura das investigações e classificou as falas como de “cunho racista e xenofóbico”. O órgão também informou que outros torcedores que participaram das ofensas serão responsabilizados.

Defesa diz que torcedora pediu desculpas

A defesa de Ana Costa, identificada como a autora das agressões verbais, afirmou em nota que ela “pediu desculpas” e que foi alvo de “agressões verbais e ataques pessoais momentos antes”. Segundo o documento, os vídeos compartilhados mostram apenas um “recorte isolado e incompleto da situação”.

Avaí e Remo repudiam as ofensas

O Avaí se manifestou em seu site oficial, lamentando o ocorrido e afirmando colaborar com as autoridades. O clube destacou que “o racismo é um crime grave que não pode ser tolerado dentro ou fora dos estádios”.

O Remo também divulgou nota de repúdio, classificando o episódio como “repugnante e uma clara manifestação de racismo e intolerância”, além de exigir punição aos responsáveis.

Entenda o caso

O episódio ocorreu durante o duelo entre Avaí e Remo pela 37ª rodada da Série B. Um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais mostra uma torcedora do Avaí proferindo ofensas racistas e xenofóbicas contra torcedores visitantes.

No registro, ela aparece acompanhada por outros torcedores e diz frases como:

“O que tem no Pará? Seu feio.”
“Vieram montados de jegue de lá pra cá?”
“Gastou o salário para vir… agora vai embora a pé.”
“Olha tua cor.”
“Pobre aqui não fica.”
“Querem comer? Tá com fome? Ali tem comidinha de graça.”

As imagens repercutiram nacionalmente e motivaram a abertura dos procedimentos na Polícia Civil e no Ministério Público.

Foto: @cidade091, @futebolparaense/ Reprodução