Home Futebol Por um fio: Brusque empata no fim com o Criciúma, mas é salvo pelo Boa Esporte em Minas Gerais e avança na Série C

Por um fio: Brusque empata no fim com o Criciúma, mas é salvo pelo Boa Esporte em Minas Gerais e avança na Série C

Na próxima fase, o Brusque terá pela frente o Santa Cruz, Vila Nova e Ituano na mesma chave. No outro grupo estarão Ypiranga, Remo, Londrina e Paysandu.

por Sidney Silva
0

Foi por um fio e com muita emoção, mas o Bruscão está na próxima fase da Série C. Na noite deste sábado (5) a equipe empatou nos acréscimos em 2 a 2 com o Criciúma, mas avançou à próxima fase da competição. O time foi salvo porque o já rebaixado Boa Esporte conseguiu segurar a Tombense, fora de casa. O empate em 1 a 1 garantiu o Bruscão com a quarta melhor campanha do grupo B, com apenas um ponto à frente do time de Tombos. A liderança do grupo acabou com o  Ypiranga, que venceu o São José por 3 a 1, seguido do Ituano, que venceu o São Bento por 3 a 0, e do Londrina, que empatou fora de casa com o Volta Redonda: 2 a 2.

Na próxima fase, o Brusque terá pela frente o Santa Cruz, Vila Nova e Ituano na mesma chave. No outro grupo estarão Ypiranga, Remo, Londrina e Paysandu.

O jogo
A última rodada da primeira fase da Série C reservou fortes emoções para definição dos classificados no grupo B. Eram cinco times para quatro vagas, além de Criciúma e São Bento lutando para não se juntarem ao Boa Esporte na Série D.

Para o Brusque, só a vitória interessava para a equipe não depender de nenhum resultado. Até porque, logo nos primeiros minutos o Londrina abriu o placar diante do Volta Redonda e o Ituano fez 1 a 0, fora de casa, diante do São Bento, resultados que deixavam a equipe quadricolor na quarta colocação.

No Sul, o Tigre começou melhor e tinha controle do jogo, enquanto o Brusque além de não fazer uma boa partida era pressionado pelos resultados de momento, já que um gol da Tombense, em Tombos, diante do Boa Esporte, jogaria a equipe para a quinta colocação.

O respiro só veio aos 13 minutos, na primeira chegada ofensiva da equipe. Garcez tentou jogada individual e foi derrubado por Foguinho, que também tocou na bola paralelamente. Pênalti polêmico, e muito reclamado pelo Criciúma. Aos 15, Thiago Alagoano bateu com categoria e marcou: 1 a 0 Brusque. O pênalti foi a única finalização brusquense na primeira etapa.

Melhor na partida, o Criciúma não se abateu com o gol do Brusque. Aos 21, o time empatou a partida após bola parada. Felipe Menezes, na pequena área, mandou para as redes: 1 a 1. Aos 29, quase veio a virada. Em chute de longe, Alex Reinaldo assustou Ruan Carneiro. Já aos 36, o Tigre chegou novamente ao gol. Foguinho chutou de fora da área e marcou um bonito gol, sem chances para Ruan Carneiro. Antes do intervalo, Jean Lucas ainda finalizou muito próximo da trave, seria o terceiro.

Etapa final
Com a classificação ameaçada com a derrota parcial, a situação do Brusque passou a ficar dramática logo no início do segundo tempo, quando a Tombense empatou seu jogo contra o Boa Esporte. Além disso, Ruan Carneiro logo na primeira chegada do Tigre salvou a equipe com um leve toque na bola em cobrança de falta de Alex Reinando. A bola não desviou em ninguém e ainda resvalou na trave pouco depois de o goleiro salvar o terceiro do Tigre.

A primeira mudança de Jersinho veio aos 10 minutos com a saída de Garcez para a entrada de Jefferson Renan. Com isso, Índio, mal na partida, foi mantido como homem de referência.

O Brusque até teve mais a posse de bola na etapa final, mas seguia com os mesmos problemas de jogos anteriores. Pouca criatividade, sem jogadas individuais e raras finalizações na frente. Perto dos 25, Jersinho ainda tirou Edilson para a entrada de João Carlos e colocou Denis na vaga de Índio. O time tentava pressionar, ao mesmo tempo em que o Criciúma fazia cera a cada jogada para segurar o resultado. Dependendo do resultado de Tombos, o time ainda respirou aliviado aos 40 minutos, quando a Tombense teve um gol anulado que tiraria o Brusque da próxima fase. Já nos acréscimos, o time chegou ao empate. Thiago Alagoano mandou para as redes aos 48 minutos. Mesmo assim, o time seguia dependendo do Boa Esporte, que segurou o resultado fora de casa e ajudou o Bruscão a conseguir a classificação.

Jogos da última rodada
Sábado (5) – 19h

Criciúma 2×2 Brusque
Tombense 1×1 Boa Esporte
São Bento 0x3 Ituano
Volta Redonda 2×2 Londrina
Ypiranga 3×1 São José

Classificação
1º Ypiranga – 31 pontos (Saldo 5)
2º Ituano – 29 pontos (Saldo 8)
3º Londrina – 29 pontos (Saldo 4)
4º Brusque – 29 pontos (Saldo -3)
5º Tombense – 27 pontos (Saldo 3)
6º Volta Redonda – 23 pontos (Saldo 8)
7º São José – 20 pontos (Saldo -8)
8º Criciúma – 19 pontos (Saldo -5)
9º São Bento – 17 pontos (Saldo – 6)
10º Boa Esporte – 15 pontos (Saldo -6)

Próxima fase
Grupo 1
Santa Cruz – 1ªA
Ituano – 2º B
Vila Nova – 3ºA
Brusque – 4º B

Grupo 2
Ypiranga – 1ªB
2º Remo – 2ªA
3º Londrina – 3ºB
4º Paysandu – 4º A

Jogos em ida e volta, os dois melhores de cada grupo garantem o acesso, já os dois primeiros de cada chave garantem a vaga diretamente à final.