Depois de quase uma semana de jogos e a participação de centenas de atletas de diversos municípios catarinenses, encerrou neste domingo (5), em Brusque, a fase regional Leste/Norte dos Jogos Abertos de Santa Catarina.
A disputa serviu como fase classificatória para a etapa estadual, que inicia no dia 29 deste mês e vai até 9 de dezembro na cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Cidade anfitriã, Brusque classificou as modalidades do voleibol feminino, bocha masculina, além do bolão masculino e feminino para a próxima etapa.
O melhor desempenho foi o do vôlei, campeão na última modalidade disputada ao superar Jaraguá do Sul. Já as outras três modalidades citadas também tiveram bom desempenho e acabaram como vice-campeãs. Classificavam-se à fase estadual os três primeiros colocados de cada disputa.
O prefeito André Vechi acompanhou algumas modalidades e os últimos dias de disputas. Das arquibancadas, ele viu o título do voleibol feminino e celebrou o desempenho de Brusque na competição. “Fico feliz e orgulhoso. Queria parabenizar a todos os atletas e dirigentes, que participaram representando nossa cidade. Fomos convidados a sediar os Jogos Abertos ainda no mês de outubro, tivemos pouco tempo para a organização, mas felizmente ocorreu tudo bem, o que nos deixa muito contentes”, declara.
Vechi diz que fez questão de acompanhar algumas modalidades para se aproximar um pouco mais das demandas do esporte. Ele ressalta que o objetivo da gestão é fortalecer o apoio do poder público não somente no rendimento, mas também na base, “para alcançar cada vez mais lugares no pódio do esporte de Santa Catarina”.
O prefeito de Brusque destaca que o convívio com os atletas propícia mais conhecimento das demandas e possibilita a criação de novas políticas públicas para fomentar o segmento. “Eu sempre gosto de sair um pouco do Gabinete e estar na ponta. É importante conviver e conversar com atletas que não são de Brusque, mas vieram aqui para competir, ou que são daqui e permanecem na cidade. É preciso conhecer os diferentes pontos de vista e também aprender com eles para poder trazer isso como subsídio para melhorar cada vez mais a política do esporte de Brusque”, afirma.
Vechi também ressalta que a realização da fase regional é uma oportunidade para que o município aprenda como retomar a organização de um evento desse porte, pensando, em médio prazo, na organização de outros eventos. “Assim, podemos ver quais são as nossas limitações, muitas a gente já tinha mapeado, mas outras surgiram. Precisamos ver os nossos pontos fortes para, a partir disso, bolarmos um planejamento e solucionarmos os problemas, sobretudo de estrutura que temos nos ginásios, nos equipamentos esportivos da cidade. Assim, aos poucos, podemos trazer mais eventos, como Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), Olesc, joguinhos, e, quem sabe, posteriormente, sediar uma etapa estadual dos Jasc, que é uma meta nossa”, destaca, já projetando os próximos passos. “Antes de qualquer coisa, temos que fazer o dever de casa, organizar os nossos equipamentos esportivos, dar condições para a base e para o rendimento ter um treinamento adequado. Planejar para a gente poder não só sediar os Jasc, mas também ter condições de pleitear lugares mais altos no pódio do esporte catarinense”.