Prefeitura de Brusque não fará festa de encerramento e premiação dos Jogos Comunitários pelo segundo ano consecutivo

Por “falta de recursos”, Governo André Vechi dá fim à tradicional celebração

por Sidney Silva
0

Pelo segundo ano seguido, a Prefeitura de Brusque não realizará a tradicional festa de encerramento e a cerimônia de premiação dos Jogos Comunitários de Brusque. A competição, que neste ano completou 30 anos, sempre contou com celebração para homenagear os atletas e entregar troféus aos campeões gerais e por naipes masculino e feminino. Cabe ressaltar que os Jogos Comunitários são a maior e principal disputa esportiva de Brusque, envolvendo mais de 4 mil atletas de cerca de 30 bairros.

No ano passado, a justificativa apresentada pelo governo municipal para a ausência da festa foi a proximidade das eleições, decisão que foi criticada pelos líderes comunitários, já que tratava-se de uma tradição e também poderia ter sido realizada após o pleito. Neste ano, alguns representantes comunitários relataram ao EsporteSC que o argumento oficial dado pela Fundação Municipal de Esportes é a falta de recursos. “Só ganhamos um obrigado”, critica um líder comunitário.

Segundo representantes dos bairros, a prefeitura busca mostrar que tudo está funcionando bem, mas deixa de valorizar os atletas nos melhores momentos da competição. “É triste, porque falam que contam com os atletas para uma grande competição, mas nem eles mesmos valorizam o esporte. Entregam o troféu de qualquer forma e dão graças a Deus de encerrar a competição”, comenta uma atleta. Campeão, seu Roberto Bondemuller, da comunidade São Pedro, recebeu o troféu solitário na Arena Brusque (ver foto abaixo). Ele disse que não teve nenhuma informação se o bairro seria aclamado campeão como costumeiramente é feito, na festa de encerramento e premiação.

A insatisfação aumenta porque neste ano foram premiados apenas os três primeiros colocados da classificação geral. “No ano passado, quarto e quinto lugares também receberam troféus. É por isso que os Jogos estão acabando. Mas, segundo eles (prefeitura), está tudo ótimo. Só mostram que estão longe de entender a realidade do esporte”, relata uma participante.

Atletas e dirigentes destacam que um dos momentos mais aguardados da competição é justamente a festa de encerramento, quando ocorre as entregas de troféus e confraternização. “Participei uma vez na Colina e foi fantástico, tudo muito bonito. Outra vez fizeram um carreteiro e foi algo muito bacana. Agora até isso tiraram dos Jogos para desestimular de vez os atletas”, lamenta uma competidora.

O fim da cerimônia de premiação nos últimos dois anos do governo André Vechi marca uma mudança na tradição de três décadas dos Jogos Comunitários, que sempre se destacaram por celebrar e valorizar os esportistas da cidade. A reportagem de EsporteSC entrou em contato com a Fundação Municipal de Esportes para confirmar as informações ainda na segunda-feira (15). Num primeiro momento, o superintendente da FME, Luiz Paulo Souza, disse que ainda estavam verificando sobre a situação, mas não retornou mais os contatos da reportagem. Tentamos novamente nesta terça-feira com o superintendente e o diretor de Esportes Comunitários, Cleber Baron. A reportagem segue aguardando respostas e o espaço continua aberto para o posicionamento do poder público.

Comemoração solitária: Seu Roberto Bondemuller, do São Pedro, recebe o troféu de campeão geral dos Jogos Comunitários deste ano – Foto: FME