Home FutebolAmador Primeiras definições: Campeonato Amador de Futebol de Guabiruba deve iniciar em 29 de maio com mudança no regulamento

Primeiras definições: Campeonato Amador de Futebol de Guabiruba deve iniciar em 29 de maio com mudança no regulamento

Congresso Técnico para a edição de 2016 foi realizado nesta segunda-feira (29), quando foram alinhadas algumas situações para a competição. Entre elas, a principal, a forma de disputa do torneio, que deve ter mudança em relação ao ano passado. A inclinação é de que o certame seja disputado no formato de grupos, em turno único, diferente do ano passado, quando as dez equipes do torneio se enfrentaram no formato de todos contra todo

por Sidney Silva
0

Faltam ainda mais de dois meses para o início do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba, mas o assunto já está em pauta no município e já começa a mobilizar as equipes que vão participar da competição. O Congresso Técnico para a edição de 2016 foi realizado nesta segunda-feira (29), quando foram alinhadas algumas situações para a competição. Entre elas, a principal, a forma de disputa do torneio, que deve ter mudança em relação ao ano passado.

A inclinação é de que o certame seja disputado no formato de grupos, em turno único, diferente da edição de 2015, quando as dez equipes do torneio se enfrentaram no formato de todos contra todos. Com a mudança, a competição deve ser encurtada, o que segundo o secretário de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba, Luiz Schlindwein Filho, o Kareka, vai gerar uma economia de quase R$ 20 mil aos cofres públicos. “No ano passado, tivemos 51 jogos, agora a nossa ideia é de que sejam 30, o que fará com que haja uma economia significativa, sobretudo em relação a arbitragem”, diz. Ele comenta que o objetivo é reduzir os custos da competição e ao mesmo tempo manter a qualidade do evento. “Queremos um campeonato com menos custos, mas que seja mais atrativo, onde todos tenham chances”, destaca. 

O formato 
As equipes que mandaram representantes à reunião gostaram da proposta. A expectativa é de que participem de 8 a 10 clubes. Caso esse último número se confirme, serão formados dois grupos de cinco times. Classificam-se os quatro melhores, restando oito para as quartas de final, disputada em partida única, no campo do clube de melhor campanha. “O primeiro da chave A pega o quarto da B, e assim sucessivamente. É uma situação interessante porque eleva a competividade, já que uma equipe na teoria mais fraca tem chance de eliminar uma melhor que não esteja em um bom dia”, diz Kareka. As quatro equipes que avançarem no jogo único fazem às semifinais, essa fase sim disputada em dois jogos (ida e volta), assim como as finais. 

Ainda durante a reunião, as equipes sugeriram uma alteração na quantidade de substituições. Em 2015 eram cinco, agora serão permitidas sete mudanças por jogo. Os representantes dos times que marcaram presença acreditam que a mudança seja uma forma de estimular os atletas a participarem da competição durante todo o campeonato, já que todos os jogadores terão mais oportunidades de serem aproveitados.

Início em maio
A previsão é de que o campeonato inicie em 29 de maio, uma semana após o encerramento dos Jogos Comunitários, que começam no próximo sábado (5). Os times devem entregar a ficha de inscrição com todos os atletas antecipadamente até o dia 19 de maio. Não será permitida a inclusão de novo jogadores após essa data. Para participar, é necessário que o atleta resida há pelo menos 90 dias em Guabiruba.

No encontro dessa segunda-feira marcaram presença representantes das equipes São Pedro, Vitória, Força Adivan e Lageadense. O Olaria não compareceu, mas confirmou presença no certame. A expectativa é de que as equipes do Solução, Cruzeiro e Planície Alta confirmem participação na próxima reunião, marcada para as 18h30 do dia 14 de março.