Se o Marreco liderou praticamente toda a Série C, sendo líder do grupo B e perdendo a posição apenas na penúltima rodada, o Santa Cruz, primeiro adversário do Bruscão foi crescendo ao longo da competição e assegurou com facilidade a primeira colocação da chave.
No entanto, chama a atenção a queda de produção das equipes nas últimas rodadas, especialmente do Brusque. Há sete jogos sem ganhar, o time teve a pior campanha entre todas as 10 equipes da chave no returno. Fez 22 pontos no turno, e apenas 7 no returno. O único triunfo ocorreu diante da equipe do São Bento, um magro 1 a 0, conquistado após gol de Airton, já aos 43 minutos da etapa final.
Mas se o Marreco vive longo jejum, com direito a um 8 a 1 em casa para o Volta Redonda, o Santa Cruz também não atravessa seu melhor momento na competição. Apesar da liderança isolada, o time de Recife fechou a primeira fase sem vencer há três jogos. Das três derrotas que o clube teve em toda primeira fase, duas foram nas rodadas finais, com direito a um revés em casa para a equipe do Manaus: 2 a 1.
Além disso, na penúltima rodada, a equipe Coral ainda foi derrotada pela Jacuipense por 1 a 0, fora de casa, e, na última, voltou a tropeçar em casa, desta vez diante do Ferroviário: 3 a 3. O jejum de três jogos já incomoda o técnico Marcelo Martellote, que foi o responsável por ter levado a equipe à elite do Brasileiro, em 2015, além de já ter conquistado o título pernambucano em 2013 pelo Santa Cruz. “Acho que tem vários aspectos que precisam ser trabalhados em um nível mais alto neste momento, e a gente vai se preparar e fazer tudo que for necessário para o nosso time entrar na sua melhor condição”, diz o comandante, admitindo que deve fazer mudanças na equipe para o duelo com o Brusque.
As equipes se enfrentam neste domingo (13), às 20h, em jogo válido pela primeira rodada do grupo C da Série C.