Brusque agora conta com uma entidade dedicada a dirigir, difundir e incentivar a prática do atletismo. Na última quinta-feira, 22, foi fundada na cidade a Associação Brusquense de Atletismo (ABA). Por meio do projeto Atletismo Campeão, a ABA planeja dar o primeiro passo em suas atividades com o ensino gratuito da modalidade a estudantes com idade entre 8 e 18 anos, no contraturno escolar.
A iniciativa contará com o trabalho voluntário de profissionais da área. “O objetivo é oportunizar a crianças e adolescentes o desenvolvimento de habilidades físicas, emocionais e sociais por meio do atletismo. Acreditamos que o desporto educacional desempenha papel fundamental na formação integral dos jovens, proporcionando não só benefícios físicos, mas valores essenciais para a vida, como disciplina, trabalho em equipe, liderança, autoconfiança e respeito mútuo”, afirma Éder de Andrade, presidente da ABA.
Graduando em Gestão de Esporte e Alto Rendimento (UniCesumar), ele acrescenta que a associação almeja oferecer provas de corrida, revezamento, salto, arremesso e lançamento, marcha atlética e provas combinadas. “Para isso, estamos prospectando parcerias públicas ou privadas que viabilizem um espaço com infraestrutura adequada e materiais para os treinamentos, na forma de apoio ou patrocínio”, explica.
Pessoas físicas e jurídicas com interesse em conhecer melhor a ABA e o projeto Atletismo Campeão podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo @atletismobrusque no Instagram.
Diretoria
A diretoria da ABA está assim constituída: Éder de Andrade (presidente), Matheus Müller (vice-presidente), Delmar Tondolo (diretor esportivo), André Ristow (tesoureiro), Tatiana Garcia de Andrade (secretária), Talita Garcia (diretora de comunicação), Cristiano Torresani e Sandra de Andrade (conselheiros fiscais).
Saiba mais
A ABA nasceu da inquietude da atleta brusquense Tainá Garcia de Andrade (18). Em 2022, afastada das pistas devido à falta de um espaço para treinos em Brusque, ela procurou apoio na Câmara Municipal para voltar a treinar. O incentivo da família, o apoio do poder público e a sua própria determinação têm surtido efeito. A velocista está entre as 15 melhores atletas no ranking nacional da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para a prova de 200 metros livres (sub-20), pelo Instituto de Atletismo de Balneário Camboriú. Em abril, no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, em Cascavel (PR), ela alcançou a 6ª colocação do mesmo ranking.
Texto: Talita Garcia/Divulgação