Os mais aficionados pelo Brusque Futebol Clube já estão contando as horas, limpando suas agendas e se organizando para não deixar nada atrapalhar o importante programa que já tem hora e data para acontecer: neste próximo sábado (22), a partir das 19h, tem início, oficialmente, a temporada 2022 para o clube, que busca consolidar-se de vez entre as maiores forças do futebol catarinense. Na ocasião, o quadricolor enfrenta o Concórdia, no estádio Domingos Machado de Lima, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense 2022.
Para fazer frente ao torneio, reconhecido por ser um dos mais equilibrados do país, o Bruscão foi ao mercado e apresentou, desde o fim do ano de 2021, 10 reforços e sete renovações. Um dos principais destaques foi a vinda do zagueiro Wallace, campeão brasileiro em 2011 pelo Corinthians, e da Libertadores e Mundial no ano seguinte, também pelo clube paulista. Em 2013, pelo Flamengo, fez parte do elenco que ganhou a Copa do Brasil. O xerifão, forte candidato a usar a braçadeira de capitão, veio do Vitória que, apesar de ser rebaixado para a Série C em 2021, teve a segunda defesa menos vazada da Série B, com apenas 32 gols sofridos.
A vinda do centroavante Guilherme também foi bem recebida pelo torcedor. O experiente jogador, de 33 anos, possui passagens por Corinthians, América-MG, Fluminense, Athletico Paranaense, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Bahia. Fora do Brasil, o atleta vestiu as camisas do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, CSKA Moscou, da Rússia, e Antalyaspor, da Turquia.
Formado nas categorias de base do Flamengo, onde atuou no profissional até 2015, e com passagens por Chapecoense e times do mundo árabe, o volante/meia Luiz Antônio também teve sua vinda celebrada pela base de fãs brusquense. Com 30 anos, o último clube do boleiro foi o Ajman, dos Emirados Árabes Unidos.
Se por um lado as chegadas deixam os torcedores empolgados, a “barca” de saídas preocupou no fim da última temporada. Ao todo, 19 profissionais deixaram o Brusque Futebol Clube. As ausências mais sentidas, é claro, ficam por conta dos atacantes Edu e Maurício Garcez, além do meia ofensivo Thiago Alagoano, maior artilheiro da história do clube, com 50 tentos convertidos.
Vai e vem do mercado
CONTRATAÇÕES
Guilherme – Centroavante
Luiz Antônio – Volante e meia
Diego Jardel – Meia
Wallace – Zagueiro
Atacante – Alex Sandro
Fernandinho – Atacante – Ex-chape
Crislan – Centroavante
Matheus Trindade – Volante
Jailson – Meia atacante
Jordan Esteves – Goleiro
SAÍDAS
Zé Carlos – Goleiro
Jefferson Paulino – Goleiro
Vivico – Lateral
João Carlos – Lateral
Marcelo – Lateral/meia
Claudinho – Zagueiro
Luizão – Zagueiro
Foguinho – Meia
Nonato – Meia/volante
Fillipe Soutto – Volante
Marlone – Atacante
Jhon Cley – Meia
Thiago Alagoano – Meia ofensivo
Evandro – Volante/meia
Edu – Atacante
Garcez – Atacante
Tony – Ponta esquerda
Fio – Atacante
Hugo Borges – Atacante
RENOVAÇÕES
Marco Antônio – Atacante
Gabriel Taliari – Meia atacante
Ruan – Goleiro
Rodolfo Potiguar – Volante
Alex Ruan – Lateral esquerdo
Airton – Lateral
Toty – Lateral
O primeiro teste
No último dia 14 de janeiro, o Brusque Futebol Clube participou de um jogo-treino contra o Figueirense. Os comandados de Waguinho Dias empataram sem gols diante da equipe da capital. A partida ocorreu no CT da Cambirela, em Florianópolis. O time que iniciou o primeiro tempo pelo quadricolor foi Jordan; Toty, Ianson, Wallace e Airton; Rodolfo, Zé Mateus, Trindade, Jailson e Alex Sandro; e Crislan. No segundo tempo, o Bruscão entrou com Jordan; Edilson, Sandro, Éverton Alemão e Toty (Rafael); Luiz Antônio, Zé Mateus (Pepê) e Diego Mathias; Jonatha, Crislan (Pedóca) e Fernandinho.