Santa Catarina terá aumento de vagas na Copa do Brasil a partir de 2026

Futebol catarinense terá aumento no número de representantes na Copa do Brasil do próximo ano. Definição acontece após anúncio do novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

por Rafael Alves
0

O futebol catarinense ganhou um importante reforço no calendário nacional. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1°) mudanças estruturais no calendário do futebol brasileiro, que passam a valer já a partir da próxima temporada. Uma das competições mais impactadas é a Copa do Brasil, que terá aumento no número de participantes e mudanças no formato.

Com as novas regras, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) passa a contar com quatro vagas fixas na Copa do Brasil. Até então, o Estado tinha três representantes garantidos, definidos pelo Campeonato Catarinense (campeão e vice) — Avaí e Chapecoense —,  e pela Copa SC.  A FCF ainda deve definir nas próximas horas como será destinada a quarta vaga estadual.

A alteração abre caminho para ampliar ainda mais a presença catarinense na competição milionária. O Criciúma, por exemplo, pode conquistar vaga caso confirme o acesso à Série A, enquanto o Barra, finalista da Série D, garante classificação se conquistar o título no próximo sábado. Já o Brusque pode assegurar lugar se levantar a taça da Série C. Caso Chape ou Avaí garantam vaga via acesso na Série B do Brasileiro, mais lugares se abrem para equipes que disputaram o Catarinense de 2025.

Novo formato da Copa do Brasil

A Copa do Brasil terá 126 clubes em 2026 e 128 a partir de 2027, ampliando de forma significativa o número de participantes. Outra novidade é a final em jogo único, em estádio neutro. Os 20 clubes da Série A entram diretamente na quinta fase. A competição está prevista para começar em 18 de fevereiro e terminar em 6 de dezembro, encerrando o calendário nacional.

Outras mudanças no calendário

O anúncio da CBF também confirmou novidades em todas as divisões. A Série D, por exemplo, terá aumento de 64 para 96 clubes e passará a oferecer seis acessos. A Série C ampliará gradualmente o número de equipes, chegando a 28 em 2028, divididas em dois grupos. Outra novidade é a criação da Copa Sul-Sudeste, competição regional que dará vaga direta à terceira fase da Copa do Brasil.

Foto: Staff Images/CBF/ND