A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), realizará na segunda-feira (13) uma webinar com atletas do Brusque FC. O evento ocorre a partir das 13h no Canal do Youtube da Secretaria de Educação e terá a participação especial dos campeões do Bruscão, os atletas Neguete e Zé Carlos, que compartilharão com os estudantes dicas de como dar aquele drible no coronavírus e manter a saúde em alta performance. O bate-papo também terá a participação de Rodrigo Cesari (Diretor-geral de Saúde) e de Jaqueline B. Vieira (Psicóloga Clínica e Educacional).
Jaqueline ressalta que a iniciativa faz parte do projeto “Driblando o Coronavírus: O desenvolvimento de competências socioemocionais como estratégia de apoio em saúde mental, durante o regime especial de atividades não presenciais. “O projeto tem como objetivo promover acolhimento e orientações voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais aos estudantes do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Brusque, buscando a promoção e o fortalecimento de saúde mental”.
Ela ressalta que, com a situação de pandemia causada pela Covid-19 e das restrições de convívio social como prevenção à doença, o contexto escolar/educacional vem passando por uma série de mudanças e transformações. “Aos estudantes, em especial, as experiências do homeschooling, do ensino híbrido e de atividades não presenciais, somadas as recomendações de isolamento social, têm convocado uma série de adaptações na rotina diária, o que demanda também o desenvolvimento de competências socioemocionais para lidar com os desafios do momento”, explica.
A Secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, destaca que a secretaria vem mobilizando três grandes frentes de trabalho no enfrentamento à pandemia: atividades não presenciais, buscando manter os direitos de aprendizagem e o vínculo do estudante com a escola; formação continuada e assessoramento pedagógico especializado por disciplinas, realizados por meio de cursos onlines, webinários com profissionais de referência nacional no âmbito da educação e assessoramento pedagógico especializado por áreas de conhecimentos e disciplinas (equipe de assessoramento); e Apoio Socioemocional com enfoque no desenvolvimento das competências socioemocionais, realizado por webconferências com a psicóloga da rede, Jaqueline B. Vieira e também por psicólogos clínicos parceiros da Secretaria.
“Mais do que nunca, atitudes como empatia, autocuidado, solidariedade e resiliência tem sido fundamentais. Já vinhamos trabalhando estas competências com os profissionais da rede, por meio de webconferências e interações virtuais pela plataforma meet, e neste momento entendemos necessário o enfoque estruturado e sistemático também aos estudantes”, destaca. “Sabemos do contexto de adversidade. Nosso objetivo é atravessar a pandemia garantindo as condições básicas de aprendizagem e fortalecendo o vínculo seguro com os nossos estudantes. Por isso, as estratégias da Secretaria são amplas e comprometidas com o desenvolvimento pleno dos alunos e com o bem-estar de toda a rede”, diz.
Sobre a iniciativa
Seguindo as recomendações sanitárias, o projeto será viabilizado pelas Tecnologias de Informações e Comunicações (TICs), sendo utilizado o Canal da Secretaria de Educação no Youtube como plataforma de interação entre os profissionais e os estudantes da rede municipal. Os encontros virtuais ocorrerão com periodicidade quinzenal e com previsão para o ciclo inicial de cinco encontros.