Via EsporteSC Itajaí
O técnico da seleção cubana de futebol, Pablo Elier Sánchez, convocou 26 jogadores para a disputa dos próximos jogos das eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2022. O anúncio foi feito na terça-feira (9) e gerou surpresa pelo fato de o técnico anunciar o nome de 11 atletas que atuam longe das ligas cubanas.
Entre os escolhidos, estão três que atuam em Santa Catarina. O goleiro Sandy Sánchez, de 26 anos; Sander Fernández, atacante de 33; e o meia Sandro Cutiño, 26. Todos jogam atualmente pelo Navegantes Esporte Clube, o NEC, do litoral norte do estado. A convocação é para os duelos que serão disputados no fim deste mês. O primeiro será fora de casa, contra a Guatemala, dia 24, e o segundo no dia 28 contra Curação, em Cuba.
A autorização para que os atletas ‘estrangeiros’ pudessem ser convocados foi emitida pelo Instituto de Esportes de Cuba. Essa é a primeira vez que isso acontece. O sistema de governo cubano não permitia que jogadores que atuassem fora do país fossem convocados para defender a seleção. A decisão inédita colocou os jogadores do NEC na lista. Os três atletas já vestiram a camisa da seleção, porém, quando atuavam por clubes cubanos.
A seleção cubana de futebol participou apenas uma vez da Copa do Mundo. Em 1938 foi a primeira seleção do Caribe a conseguir o feito e surpreendeu. Os cubanos chegaram às quartas de final, quando foram goleados por 8 a 0 pela Suécia. Dia 24 a seleção daquele país inicia mais uma trajetória na tentativa de chegar à sua segunda Copa 84 anos depois. Dessa vez, sem a exclusão de atletas que atuam fora dos territórios cubanos.