Futebol e solidariedade estiveram juntos na realização da Semana+ em Brusque. A iniciativa é do projeto social Brazil Football Club (BFC), de Porto Alegre, em parceria com o Além das 4 Linhas, que já ocorre desde 2016 em Brusque com o objetivo de incluir jovens aos valores cristãos e formar melhores cidadãos.
Conforme o coordenador do projeto, Flávio Luiz dos Santos, atualmente são atendidas cerca de 70 crianças carentes, de 5 a 16 anos. Os treinos ocorrem nas terças e quintas-feiras na Abresc e no campo sintético do Camisa 7, ambos no Águas Claras. “Aqueles que quiserem conhecer mais o projeto, que procurem nossas redes sociais. Queremos, quem sabe um dia, ter vários núcleos na cidade com esse princípio de valores, para engajarmos cada vez mais crianças à sociedade”, diz.
Sobre o evento
O evento começou no dia 2, com a realização de clínicas de futebol na cidade e se estendeu para os demais dias com diversas ações voltadas às famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social, atingindo cerca de 400 pessoas. “É um momento especial para todos que sonharam e se engajaram nesta causa, não somente nesta semana, mas em todo momento. É uma oportunidade de resgatarmos a importância da paternidade, da referência da família, filhos e isso é o que a gente deixa como um todo para a sociedade. É o legado que deixamos para Brusque”, diz Flávio Luiz.
O encerramento da Semana+ ocorreu no domingo (5), com jogo entre os atletas do projeto BFC e Além das Quatro Linhas e uma disputa amistosa que contou com a presença de jogadores e ex-atletas profissionais que representaram ambas as equipes.
Entre os jogadores que estiveram na partida no estádio Augusto Bauer estavam nomes conhecidos do torcedor brusquense, como por exemplo o zagueiro Neguete, apoiador da iniciativa e ídolo da torcida do Brusque. Outro que também atuou no Brusque e esteve na partida foi o ex-volante Sérgio Grach, que depois chegou a trabalhar no clube, bem como o volante Thiago Cristian e o zagueiro Clessio, campeão estadual em 1992 pelo clube. Pelo lado da equipe do Brazil estiveram presentes nomes como Jefferson Franco, cria da base do Grêmio e Diogo Rincón, ex-Corinthians e Internacional, com passagem de destaque pelo Dínamo de Kiev, da Ucrânia, clube pelo qual disputou seis Champions League.
“São jogadores que ainda atuam e outros jogadores que ainda estão atuando e tem entendido que o futebol vai além das quatro linhas”, destaca Flávio Luiz. O ex-volante do Brusque e presidente da Associação Esportiva Além das 4 Linhas e é um dos colaboradores do Brazil Football Clube. “Vivi mais de 15 anos no futebol e agora a gente tenta devolver isso, com mais excelência, olhando não só os três pontos de formação e resultado, mas o coração dessas crianças e adolescentes para que sejam cidadãos de uma sociedade mais saudável”.