Representantes da Sociedade Esportiva e Recreativa Brusque (SER Brusque) realizaram na noite de quinta-feira (23) a apresentação do projeto da entidade para 2023. O evento foi realizado na Sociedade Bandeirante e contou com a presença de dirigentes, pais, atletas, imprensa, entre outros. O diretor de Esportes Comunitários, Marciano Giraldi, representou a FME, que é uma das apoiadoras da iniciativa.
Além da apresentação do projeto SER Brusque para 2023, também foi realizado o lançamento do projeto social “Basquete Educacional”. A proposta visa fomentar a prática esportiva e a educação de crianças e jovens no município.
A iniciativa foi aprovada recentemente via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com apoio da Celesc e da Warusky. Conforme o professor e um dos responsáveis pelo projeto, Daniel de Paula, ex-atleta profissional da modalidade, atualmente mais de 150 crianças participam da ação, que trabalha desde à iniciação ao basquete até à equipe de rendimento. Essa participa de competições oficiais da Federação Catarinense de Basketball (FCB) nas categorias Sub-12, 13 e 15. As aulas são gratuitas e a proposta, também, é estender a oferta da modalidade ao naipe feminino. “Quando cheguei em Brusque, há 23 anos, tínhamos muitos atletas iniciantes no basquete, e isso não tem mais. Estou tentando implantar aqui e retribuir um pouco do que Brusque deu para mim e me proporcionou enquanto atleta”, comenta Daniel.
Ele explica que crianças a partir de 9 anos já podem começar a prática do basquete. Os projetos sociais são realizados nas escolas, enquanto as equipes de rendimento treinam e jogam no Band. “Começamos no Feliciano Pires e estamos tentando, também, levar o projeto para a Escola Dom João Becker e Paquetá”, explica.
Somente no ano passado, a equipe brusquense foi vice-campeã estadual na categoria Sub-12, terceira no Sub-13 e ainda acumulou um segundo lugar na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). “Também tivemos dois atletas na seleção Sub-15 do estado, e vários outros destaques individuais nas categorias Sub-12 e 13”, comemora Daniel, projetando um ano ainda mais promissor para a modalidade.
Quem quiser saber mais sobre o projeto pode entrar em contato no telefone (47) 9 9132-5505 (Marcela), através do e-mail [email protected] ou no instagram @serbrusque