Sete atletas da Associação Blumenau de Karate defendem o Brasil no Pan-Americano de Base

Atletas da Associação Blumenau de Karate integram a Seleção Brasileira, que disputa entre quarta-feira, dia 27 e sábado, dia 30 de agosto, o 34º Campeonato Pan-Americano de Base

por Rafael Alves
0

Sete atletas da Associação Blumenau de Karate integram a Seleção Brasileira de Karate, que disputa entre quarta-feira, dia 27 e sábado, dia 30 de agosto, o 34º Campeonato Pan-Americano de Base. A competição será disputada no Ueno SND Arena. O torneio deve reunir cerca de 900 karatecas de Base das Américas – de 21 países. A delegação brasileira conta com 92 representantes. 

Para o técnico da ABK/SME Blumenau, Vanderlei de Oliveira, que também vai fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Karate, na competição, a presença dos sete atletas da equipe, representa mais uma etapa do trabalho realizado pela comissão técnica da ABK nas categorias de Base. Dos sete atletas, Maria Eduarda Barros, Rafaela Westphal e Laurelin Beltran garantiram as vagas com as conquistas de medalhas no Sul-Americano, no Recife (PE). Já Gabriel Anacleto, Isadora Goulart, Lorenzo Rossi e Manuela Jacomel carimbaram o passaporte durante a Seletiva Nacional, no final de julho, em Londrina (PR). 

Sobre a participação das atletas no Pan-Americano, Vanderlei está na expectativa de bons resultados. “Acredito na disputa por medalhas, em virtude da boa temporada que estão tendo neste ano”, comenta Vanderlei. “A preparação foi intensa, com ajustes técnico/tático e simulações de lutas”, completa o treinador. 

Referência 

Ainda de acordo com Vanderlei, os atletas das categorias Sub-12 e Sub-14, representam a nova geração de talentos para a modalidade em Blumenau. Segundo ele, o grupo revelado pela comissão técnica da ABK/SME Blumenau vão representar a cidade, por exemplo, a partir de 2026 na Olesc e Joguinhos Abertos de SC.

Com exceção da Rafaela, a mais experiente do grupo, os outros seis atletas estão fazendo parte da Seleção Brasileira de Karate pela primeira vez. “A maioria tem entre 12 e 14 anos e faz parte de uma geração de talentos da ABK, que está mostrando resultados”, destaca Vanderlei. 

Laurelin, por exemplo, que treina com os professores Vanderlei de Oliveira e Júlia Kruger, começou no karate, com 08 anos. Já Maria Eduarda, medalha de ouro no Sul-Americano e Lorenzo, vencedor da Seletiva de Londrina (PR) – ambos são alunos da professora Maike de Oliveira – começaram praticar a modalidade no polo do Colégio Sagrada Família. 

Rafaela, que compete pela categoria Júnior, prata no Sul-Americano, é atual líder do ranking do Estadual A e dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Segundo Vanderlei, a atleta tem mostrado boa regularidade nas competições na atual temporada, mesmo tendo mudado de categoria. 

Blumenauenses na Seleção

ATLETACATEGORIA
Gabriel Anacleto Kumitê Cadete até 50 quilos
Isadora GoulartKumitê Sub-14 até 52 quilos
Lorenzo RossiKumitê Sub-14 até 50 quilos
Manuela JacomelKumitê Sub-14 até 47 quilos
Maria Eduarda BarrosKumitê Sub-12 até 42 quilos
Rafaela Westphal Kumitê Júnior até 59 quilos
Laurelin BeltranKumitê Sub-14 até 47 quilos
Atletas da Associação Blumenau de Karate que defenderão o Brasil no Pan-Americano de Base