Home Vôlei Tiago Brendle, jogador do Sesc (RJ) e da Seleção Brasileira se reúne com amigos em Brusque

Tiago Brendle, jogador do Sesc (RJ) e da Seleção Brasileira se reúne com amigos em Brusque

Amigos e ex-colegas se reuniram com Tiago Brendle, jogador de vôlei da equipe do Sesc-RJ e da seleção brasileira. A confraternização aconteceu neste sábado (12), no clube Goiabeira no bairro Guarani.

por Wiliam Todt
0

Amigos e ex-colegas se reuniram com Tiago Brendle, jogador de vôlei da equipe do Sesc (RJ) e da seleção brasileira. A confraternização ocorreu neste sábado (12), na Goiabeira do Clube Esportivo Guarani.

Apesar de ser gaúcho, o pontapé inicial da carreira de Tiago foi em Brusque. Aós disputar uma competição em Lajeado (RS) foi chamado para estudar e defender Brusque pelo então treinador Ruy Dornelles. “É uma sensação de muita felicidade reencontrar o povo brusquense, pessoas que foram muito importantes em minha carreira. Tenho um sentimento muito grande de amizade, parceira, mas principalmente de gratidão à cidade, por ter dado o primeiro passo rumo ao sonho graças aos apaixonados por voleibol que incentivaram e ainda incentivam. É uma relação muito saudável e realmente fico muito feliz de voltar aqui e encontrar os amigos que muito me ajudaram”, conta Brendle.

O primeiro passo na carreira de Brendle foi dado quando ele ainda tinha apenas 14 anos, foi sua mudança da cidade de Panambi para Brusque. Enquanto defendia o município nas competições, ele foi chamado para a seleção catarinense. Foi defendendo Santa Catarina pelo Campeonato Brasileiro que ele recebeu a primeira convocação para Seleção  Brasileira na categoria infanto-juvenil. Foi o técnico Percy Oncken que o remanejou para a posição em que joga hoje, líbero. Em 2002, Brendle foi campeão invicto do Sul-Americano infanto-juvenil com a seleção brasileira.

Ele continuou jogando por Brusque até 2004, quando foi defender o Shopping ABC/São Caetano no Campeonato Paulista. A partir de então a carreira do atleta deslanchou. Foram mais 15 títulos entre campeão e vice com clubes e a seleção brasileira. Entre títulos individuais, ele já recebeu o de melhor defesa da Superliga Brasileira A, na temporada de 2009/10; melhor passador do Campeonato Mundial Juvenil de 2005; e melhor líbero do Campeonato Sul-Americano Juvenil de 2004.

“Brusque foi meu primeiro passo em busca do sonho de ser jogador profissional. Vencemos muito, nos meus dois anos em Brusque ganhamos tudo no estado. A partir daí fui jogando em vários clubes até me profissionalizar, passei por várias seleções brasileiras. Hoje faz 14 anos que sou jogador profissional”, relembra Brendle.

Ele deixa claro seus planos para o futuro, pretende continuar jogando em equipes competitivas e com 33 anos não planeja uma aposentadoria das quadras tão cedo. “Meu objetivo é jogar sempre em times grandes que brigam pelos títulos, como o que eu estou agora, me consolidar na seleção, jogar as olimpíadas de 2020 e ter a maior longevidade possível na minha carreira, sonhando em me aposentar aos 41”, finaliza.