O Circuito Catarinense de Basquete 3×3 FCB 2021 inicia neste fim de semana (10 e 11), no Ginásio Municipal de Criciúma. Evento marca a chamada Etapa Sul do circuito, que é a primeira das quatro etapas regionais, com as categorias Sub-18 e Sub-23 no sábado (10) e Adulto no domingo (11).
Os torneios, que contam com a organização da etapa é da Liga Sul Catarinense de Basketball (LSCB), da Federação Catarinense de Basketball (FCB) e apoio da Trimania, vão definir os dois primeiros classificados de cada categoria para a Etapa Final, em Florianópolis, de 6 a 8 de agosto.
Esta será a primeira competição oficial da FCB após a criação do Departamento de Basquete 3×3, inaugurado no dia 10 de junho. Apesar disso, o basquete 3×3 é uma modalidade com história em Santa Catarina, com diversos atletas atuando em competições nacionais e atletas de Seleção Brasileira: Jefferson Socas e William Weihermann, os primeiros atletas federados de basquete 3×3 no estado. Ambos estão inscritos para a Etapa Sul do Circuito FCB. “Esse momento é um marco para a FCB, de aprendizado para muitos de nós e de alegria acima de tudo. O Basquete 3×3 é um projeto que a gente tinha intenção de realizar em 2020, mas que não foi possível devido à pandemia. Agora é o próprio 3×3 que marca as primeiras competições da FCB em 2021, tudo com muita segurança e boas expectativas para Santa Catarina construir uma história ainda mais forte na modalidade”, falou o presidente da FCB Fábio Deschamps.
São mais de 100 atletas participantes do torneio, muitos com experiência no circuito nacional. No total, são 21 equipes nas três categorias masculinas: seis equipes Sub-18 e cinco Sub-23 (disputados no sábado), e dez equipes no Adulto (disputado no domingo) – as equipes femininas inscritas na etapa estão classificadas diretamente para a Etapa Final.
“O trabalho em conjunto com a FCB tem sido muito produtivo e estamos com boas expectativas para esse evento que, de certa forma, será a retomada do basquete na nossa região. Teremos participações de todo o estado, incluindo os atletas da seleção brasileira de 3×3, que trazem ainda mais prestígio ao evento. Com o rigor nos protocolos de segurança, tenho certeza que o evento será um sucesso e esse é apenas o primeiro passo para que possamos introduzir essa nova modalidade dentro do basquete estadual”, falou o presidente da Liga Sul, Paulo Espíndola.
A Etapa Sul será apenas o primeiro fim de semana dos cinco que farão o circuito. As demais são a Etapa Vale do Itajaí (16 a 18/7, em Itapema), a Etapa Oeste (23 a 25/7, em Joaçaba), Etapa Norte (30/7 a 01/8, em Joinville) – a duração do torneio poderá ser alterada de acordo com o número de equipes inscritas. Por fim, a Etapa Estadual, com os classificados das quatro regionais, será em Florianópolis, de 6 a 8 de agosto.