A 26ª edição da Volta Ciclística de Santa Catarina chegou ao fim na manhã deste domingo (12), com a quinta e última etapa disputada em Florianópolis. O destaque da competição foi o domínio colombiano no pódio geral, com três ciclistas do país entre os primeiros colocados.
O grande campeão foi Diego Camargo, que mostrou regularidade em todas as etapas e completou o percurso total de 595,4 quilômetros — somando as cinco provas — em 15h52min52s. Seus compatriotas Walter Vargas e Victor Ocampo completaram o top 3 da classificação geral.
O melhor catarinense na disputa foi Gabriel Metzger, com o tempo acumulado de 16h05min40s. Já na etapa final, o vencedor foi Leonel Rodriguez, que completou o trajeto em 1h10min29s, seguido pelos brasileiros Igor Molina e Otávio Gonzeli.
No sábado (11), a competição passou por Brusque, durante a quarta etapa, que largou de Balneário Camboriú às 10h e seguiu até Nova Trento, totalizando 95,7 quilômetros.
Em Brusque, os ciclistas cruzaram a cidade no final da manhã, com bloqueios temporários e acompanhamento da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) e da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) para garantir a segurança no trajeto.
O percurso dentro do município começou na Rua Itajaí, no bairro Limoeiro, vindo de Itajaí, e seguiu pelas ruas Maria Martha Benvenutti Pereira, Avenida Beira Rio, Manfredo Hoffmann, Professor Francisco Bodenmuller e Gustavo Halfpap, saindo pela Avenida Primeiro de Maio em direção à Rodovia Deputado Gentil Battisti Archer, no bairro Zantão.
Foto: Tatiane Borges/NSC TV