Home Basquete Brusque Basquete/FME estreia nessa terça-feira (23) no Campeonato Brasileiro da CBB

Brusque Basquete/FME estreia nessa terça-feira (23) no Campeonato Brasileiro da CBB

Conheça o elenco que vai representar o estado pela sétima vez consecutiva numa competição nacional

por Sidney Silva
0

A tradição do Brusque Basquete mais uma vez estará presente numa competição do basquete nacional. Até o fim desse mês, de 23 a 27 de fevereiro, a equipe do técnico Abdala Salomão faz os jogos do turno do Campeonato Brasileiro da CBB. Pela Conferência Hélio Nunes, a chave B da competição, a equipe terá pela frente desafios contra o Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Basquete Joinville e União Corinthians (RS). Os jogos ocorrem em Ponta Grossa (PR). O primeiro deles é nessa terça, às 14h, diante do Londrina. Já o returno da conferência será disputado em Brusque, no fim do mês de março. Todas as partidas são transmitidas pela CBB.

Com a edição de 2021, essa será a sétima vez consecutiva que o Brusque Basquete vai representar a cidade e o estado de Santa Catarina no cenário nacional. O feito é comemorado pelo presidente da equipe, Zurico Frota. “Isso mostra a seriedade do projeto do basquete de Brusque. Aqui fazemos basquete por amor e isso nos faz alcançar grandes resultados, aliado a competência e qualidade dos nossos atletas”, diz.

Time manteve a base, mas também apresentou muitas novidades para a competição

Em 2019, na última edição, o time brusquense acabou na quarta colocação, feito bem avaliado pelo mandatário do time. “Para esse ano, montamos uma equipe jovem e bastante aguerrida”, destaca Zurico.

Ele lembra que, em função da pandemia, o torcedor não poderá acompanhar a equipe em quadra, mas ressalta que todos os jogos terão transmissão ao vivo. “Queríamos o torcedor ao nosso lado, mas, já que não é possível, pedimos para que nos acompanhem nas redes sociais e nos mandem aquela energia positiva”, comenta.

Juventude e experiência

Para a competição, o time brusquense mantém uma base já conhecida com jogadores como os alas/pivôs Emílio e Durval, os pivôs Finão e Raul, além do armador Kevin. Novos reforços também chegaram como o armador Arthur, que veio do Tijucas após jogar o Campeonato Carioca; o lateral Matheus, formado no Palmeiras; e o armador João que veio de Franca, uma das principais escolas do basquete brasileiro.

Também chega ao Brusque o pivô André que passou pela equipe de Limeira nas categorias de base e atuou no juvenil do time de Rio Claro. “Estamos apostando em jogadores novos, mas que já demonstraram muito potencial em outras equipes”, destaca Zurico.

“Estamos apostando em jogadores novos, mas que já demonstraram muito potencial em outras equipes”, Zurico Frota, presidente do Brusque Basquete

No banco de reservas, o time também terá novidades. O experiente treinador Abdala Salomão, que fez carreira como atleta no basquetebol paulista e depois no comando de equipes do Norte e Nordeste faz a sua estreia numa competição à frente do time brusquense. “A expectativa é muito grande. A equipe manteve 50% de atletas remanescentes da última temporada. Está chegando uma garotada nova, é uma equipe jovem que vai dar trabalho aos adversários”, diz.

Regulamento
O Brasileirão terá 12 equipes, de seis estados, e o torneio terá ao todo 80 partidas. Na primeira fase, os times jogam dentro das suas Conferências (Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia) em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. Os outros disputam a segunda fase para classificar mais quatro times para as quartas de final, que serão em melhor de três partidas. Os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão do Brasileiro.

O Brusque Basquete participa do Brasileiro CBB com apoio da Federação Catarinense de Basketball e Trimania. A equipe conta ainda com o apoio da Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes, e tem como patrocinador máster a Aradefe Malhas.

Campeonato Brasileiro de Basquetebol da CBB
Jogos do Brusque Basquete – Conferência Hélio Nunes

Turno – Jogos em Ponta Grossa (PR) – Ginásio de Esportes Borel Du Vernay

23/02 – 14h – Brusque/Aradefe/Trimania/FME x Londrina
24/02 – 17h – ADRM Maringá x Brusque/Aradefe/Trimania/FME
25/02 – 20h – NB Ponta Grossa x Brusque/Aradefe/Trimania/FME
27/02 – 14h – Brusque/Aradefe/Trimania/FME x Basquete Joinville
28/02 – 17h – União Corinthians (RS) x Brusque/Aradefe/Trimania/FME

Returno – Jogos em Brusque – Arena Brusque
23/03 – 20h – Londrina x Brusque/Aradefe/Trimania/FME
24/03 – 20h – Brusque/Aradefe/Trimania/FME x ADRM Maringá
25/03 – 20h – Brusque/Aradefe/Trimania/FME x NB Ponta Grossa
27/03 – 20h – Basquete Joinville x Brusque/Aradefe/Trimania/FME
28/03 – 20h – Brusque/Aradefe/Trimania/FME x União Corinthians (RS)

Elenco – Brusque Basquete 2021