Nova Trento recebe maior ultramaratona de montanha da América Latina

Nova Trento será o palco do Sicoob Mons Ultra Trail 2025. Em sua quinta edição, já consolidada como a ultramaratona de montanha mais desafiadora do Brasil, a competição agora alcançará o título de maior da América Latina

por Rafael Alves
0

A cidade de Nova Trento recebe entre 11 e 16 de novembro, a quinta edição do Sicoob Mons Ultra Trail, que em 2025 alcança um novo patamar: além de manter o título de ultramaratona de montanha mais desafiadora do Brasil, o evento passa a ser considerado o maior da América Latina. A competição também sediará a grande final do One Hundred World Championship, circuito internacional que reúne provas em 11 países.

Nesta edição, os atletas enfrentarão oito percursos, que vão desde trajetos de 5 quilômetros até os novos desafios de 100 e 200 milhas, esta última com 320 quilômetros de extensão. As trilhas cruzam montanhas, estradões e pontos de altitude como o Monte Barão, que chega a 1.147 metros. Ao todo, mais de mil atletas do Brasil e do exterior participarão da prova, e a expectativa é que cerca de 10 mil pessoas circulem por Nova Trento durante o evento.

A programação tem início nesta terça-feira (11) com a entrega de kits no Ginásio de Esporte Inácio Gullini. A primeira largada ocorre na manhã seguinte: às 6 horas de quarta-feira (12), os competidores das 200 milhas começam o percurso, que tem tempo máximo de 88 horas e previsão de encerramento às 22 horas de sábado (15). A cerimônia de premiação está marcada para domingo, 16, às 10 horas, no Santuário Santa Paulina.

Entre as inovações tecnológicas, a edição de 2025 contará com o Gretel Planner, ferramenta usada para análise técnica e planejamento de prova baseada nos dados do percurso. O Live Tracking também permitirá acompanhar em tempo real os atletas dos percursos mais longos: 104 quilômetros, 100 milhas e 200 milhas. Além disso, haverá transmissões ao vivo em vídeo e áudio, com comentaristas e convidados de diferentes nacionalidades.

Atletas enfrentarão oito percursos, que vão desde trajetos de 5 quilômetros até os novos desafios de 100 e 200 milhas, esta última com 320 quilômetros de extensão
Foto: Emanuel Galafassi/Foco Radical

Jonathan Cadore, ultramaratonista e membro da organização, destaca as características de Nova Trento como anfitriã do evento. “A região é perfeita para as corridas de montanha, com terrenos acidentados e muitas trilhas. Soma-se a isso a gastronomia de forte influência italiana e uma rede hoteleira pronta para receber um evento do porte do Sicoob Mons Ultra Trail”, afirma.

O impacto econômico também é um dos destaques. A prova se consolidou como um movimento de valorização do turismo, da cultura e do desenvolvimento regional no Vale do Rio Tijucas. Na edição anterior, o evento gerou cerca de R$ 2 milhões para a economia local, beneficiando setores como hotelaria, alimentação e transporte.

O Sicoob é apoiador master desde a primeira edição e, pelo quarto ano seguido, detém o naming rights da competição. “A cooperação está no DNA do Sicoob, e acreditamos que esporte e cooperativismo caminham juntos. A Sicoob Mons Ultra Trail transforma, inspira e movimenta o cenário econômico e turístico da região”, destaca Magali Merizio Zanella, diretora Operacional do Sicoob Trentocredi.

Além das disputas esportivas, o público poderá aproveitar o Mons Festival, que terá como atração principal um show nacional com a banda Chimarruts, além de apresentações regionais e locais que valorizam a cultura italiana. O evento acontece ao lado do Ginásio de Esportes Inácio Gullini.

O Sicoob Mons Ultra Trail tem patrocínio do Sicoob Trentocredi e apoio da Prefeitura de Nova Trento, por meio das secretarias de Esportes e de Cultura e Turismo. A realização é da Mons Ultra Trail e da Corre Brasil. Mais detalhes estão disponíveis em monsultratrail.com.br.

Foto capa: Débora Regina da Silva/Foco Radical