O Academia do Basquete, no masculino, e a ADIEE / Avaí, no feminino, são os campeões adultos do primeiro Circuito Catarinense de Basquete 3×3 FCB 2021, competição que iniciou a modalidade na Federação Catarinense de Basketball (FCB). As competições foram realizadas no último fim de semana, no Ginásio de Esportes Morretes, em Itapema, unindo os times classificados de cada etapa regional para definir os títulos estaduais. As categorias Sub-23 feminino e masculino e Sub-18 masculino também foram disputadas na ocasião.
No adulto masculino, a competição do último domingo (8) contou com oito equipes e a Academia do Basquete, equipe com dois títulos das etapas regionais e dois jogadores de Seleção Brasileira 3×3 (Jefferson Socas e William Weihermann), venceu o Our Team Joinville (outro time tradicional no 3×3) por 21 a 11. O terceiro lugar ficou com a ABLUJHE, que derrotou a ADIEE / Avaí. Weihermann foi o cestinha.
Já no Feminino, disputado no sábado (7), a ADIEE / Avaí fez dobradinha no pódio com suas duas equipes das seis inscritas na competição. A ADIEE 2 ficou com a prata e a ADIEE 1 em um título definido no saldo de pontos. A cestinha foi a atleta Maria Vitória Soares Alves (Basket São José).
“Fico super emocionada de ver o ginásio cheio de atletas, comissão técnica e arbitragem, e a Federação tem um papel importante nesse processo de fomentar a modalidade 3×3 que hoje é olímpica, incentivar competições, clínicas, acampamentos para que nós, atletas e técnicos, consigamos nos atualizar e desenvolver a modalidade aqui no estado com qualidade. Nosso título ficou na história por ser a primeira equipe campeã estadual do circuito 3×3 da FCB”, falou a capitã da ADIEE / Avaí, Thuanny Mackowiesky.
Avaliação do Circuito
O Circuito Catarinense de Basquete 3×3 foi realizado em cinco semanas consecutivas em quatro regiões do estado e, neste fim de semana, unindo todas as equipes classificadas das cinco categorias destas etapas para definir os grandes campeões – todas previamente classificadas para a etapa regional do Brasileiro, incluindo o feminino Sub-18. No total, foram mais de 600 atletas (cerca de 400 únicos) somando as cinco etapas e 100 equipes participantes.
“Foram cinco semanas em que a FCB e as ligas regionais expandiram o 3×3 em todas as regiões. Agradecemos a todos os times e atletas que participaram, é um orgulho para nós darmos início a essa modalidade tão cativante na Federação com o pé direito. Agradecemos em especial aos atletas que sempre fizeram de Santa Catarina a modalidade prestigiada que é hoje. A FCB se orgulha de poder contribuir para que o 3×3 seja cada vez mais difundido”, falou o presidente da FCB Fábio Deschamps na cerimônia realizada neste domingo.
Itapema surge como polo da modalidade
Duas das cinco etapas do Circuito foram realizadas em Itapema, município que abraçou a modalidade mesmo sem equipes finalistas. Hospitalidade, suporte de saúde para o cumprimento dos protocolos e apoio na organização, o basquete 3×3 foi recebido de braços abertos e com planos de crescimento como a intenção de criar de uma arena específica para a modalidade conforme anunciado pelo vice-prefeito, Dr. João Luís Emmel, e o secretário de Esportes, Fabrício Lazzari de Oliveira.
“Nós só temos a agradecer ao município de Itapema por fazer parte desse momento tão importante para o basquete 3×3 e por nos receberem tão bem, parabéns por todo trabalho, dedicação e esforço para promover o nosso esporte e que essa parceria se estenda cada vez mais”, completou Deschamps, que também destacou o trabalho da LIBAVI nesta etapa.
O Circuito Catarinense de Basquete 3×3 2021 foi promovido pela FCB em parceria com a Trimania, e apoio das ligas regionais dos quatro municípios que receberam a etapa.
Foto: Lucas Inácio