Foi realizada na noite desta quinta_feira (20) a abertura oficial da 28ª edição dos Jogos Comunitários de Brusque. O evento contou com a presença entusiasmada de atletas, líderes comunitários e homenageados que já fizeram parte dessa competição ao longo dos anos. Além das atividades esportivas, também houve destaque para as manifestações artísticas e culturais, tornando a cerimônia ainda mais especial, e o tão aguardado acendimento da tocha.
>> Clique aqui e confira galeria de fotos do evento
A solenidade teve início com a entrada das 27 comunidades, cada uma representada por seus líderes comunitários. Em seguida, os atiradores do Tiro de Guerra executaram o hasteamento da bandeira durante o hino nacional. Outro momento marcante da noite foi a homenagem às pessoas que desempenharam um papel fundamental para a realização e o crescimento dos Jogos Comunitários. Foram destacadas personalidades que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso do evento, e que têm sido importantes colaboradores.
Os homenageados foram: Saulo Tavares, Marcelo Navarro Stotz, Sidnei Belz, Volnei Eloir Ferreira, Ricardo Hoffmann, Gerson Luis Morelli, Rosemari Glatz, Nesol Furtunato, Lauro Fischer e o casal Luiz Carlos Bianchini e Maria Bernadete Bianchini.
A noite também teve apresentações esportivas e culturais. Primeiramente, a equipe de Taekwondo encantou o público com uma apresentação em grupo, demonstrando habilidades e golpes da luta marcial. Em seguida, as talentosas meninas da ABGR realizaram uma performance de mãos livres e mãos limpas. Para finalizar, sob o comando da professora de dança Milana, as turmas de dança germânica da Fundação Cultural proporcionaram um espetáculo ao som de música alemã, relembrando a Fenarreco.
A cerimônia foi encerrada com o juramento do atleta, proferido pelo dirigente e atleta do Jogos, Sérgio Bernardo Júnior, seguido do momento solene do acendimento da tocha, realizado pela atleta de bocha, Arlete Imhof. Esses momentos simbolizaram a paixão e o comprometimento dos competidores com os valores esportivos e comunitários que os Jogos representam.
O diretor-geral da Fundação de Esportes, Edemar Alessio, o Palmito, destaca a importância da competição. “Os Jogos são um evento muito importante, que envolve todas as comunidades, e estimula que tenha a prática esportiva e que o esporte fique sempre em alta. É uma parceria linda, em que muitas pessoas ajudam. A Fundação agradece imensamente a todos que participaram ao longo dessas edições. Nossa expectativa é que tenhamos boas disputas, e que a cidade cresça cada vez mais no quesito esportivo “, ressalta.
Jogos Comunitários e o legado esportivo
Os Jogos Comunitários têm uma história rica e significativa. Criados em 1994, como uma novidade para celebrar o aniversário de 134 anos de Brusque, contaram inicialmente com a participação de 19 bairros, sendo o bairro Bateas o grande campeão daquela edição inaugural.
Desde então, essa competição tem se consolidado como um importante evento para a integração das comunidades por meio do esporte. O bairro Maluche detém o maior número de títulos gerais, com 10 conquistas, seguido de perto pelo bairro São Pedro, que possui oito títulos. Este último foi o vencedor da edição realizada em 2022.
A realização dos Jogos Comunitários tem sido possível graças ao árduo trabalho dos líderes comunitários e à participação ativa dos moradores. Na época de sua criação, os recursos eram escassos, e foi necessário criar uma rifa entre as modalidades esportivas para arrecadar fundos e viabilizar os jogos. Contando com o apoio e a união de todas as comunidades e outras frentes do esporte, a primeira edição pôde se concretizar.
“Com isso, os Jogos Comunitários seguem firmes, promovendo o espírito esportivo e o convívio comunitário, reforçando laços e inspirando novas gerações a participar ativamente desse belo evento que enriquece a história e a cultura de Brusque”, destaca Palmito.
Competição segue neste sábado e domingo (22 e 23)
A competição segue neste final de semana. No sábado (22), ocorrerá a disputa do tênis de mesa masculino e feminino, a partir das 14h, no Pavilhão da Fenarreco. As inscrições dos interessados podem ser feitas no local. Já no domingo (23), terá a prova de ciclismo speed. A concentração encerra às 8h na avenida Beira Rio, margem esquerda, aos fundos do Shopping River Mall. O início da prova está marcado para as 9h.