Home Outros Ano esportivo de Botuverá tem Jogos Comunitários, Copa dos Amigos e Campeonato Municipal de Futebol

Ano esportivo de Botuverá tem Jogos Comunitários, Copa dos Amigos e Campeonato Municipal de Futebol

O incentivo à comunidade praticar esportes é uma das prioridades para a Prefeitura de Botuverá em 2016. A Copa dos Amigos (futebol) começou no último sábado (20). A Copa Vale Tudo de Bocha começa no próximo sábado (27). Os dois principais eventos da temporada, Campeonato Municipal de Futebol e Jogos Comunitários, acontecem posteriormente.

por Redação
0

O incentivo à comunidade praticar esportes é uma das prioridades para a Prefeitura de Botuverá em 2016. A Copa dos Amigos (futebol) começou no último fim de semana, já a Copa Vale Tudo de Bocha inicia no próximo sábado (27). Os dois principais eventos da temporada, Campeonato Municipal de Futebol e Jogos Comunitários, acontecem posteriormente.

Copa dos Amigos
A competição que começou sábado conta, inicialmente, com 11 equipes. São duas chaves nas quais os times se enfrentam em turno único. Os quatro melhores de cada grupo avançam para o mata-mata. Os jogos acontecem sempre nos fins de semana no Ginásio do Imigrante.

O torneio é disputado por funcionários de empresas da cidade, como explica o diretor de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude de Botuverá, Elizandro da Cruz. “Existe a possibilidade de até três microempresas se juntarem para formar um único time. Porém, se duas microempresas somarem mais de 30 funcionários, não podem se juntar a uma terceira. Já as empresas maiores não podem unir forças com mais ninguém, mas podem inscrever mais de uma equipe, se quiserem”, observa.

O campeão disputará um jogo com o vencedor de um torneio organizado pelo Sesi em Brusque. O ganhador deste confronto terá vaga em um campeonato regional do Sesi. Esta é a quarta edição da Copa dos Amigos, Cruz acredita que não há favoritos. “Nos três anos anteriores houve campeões diferentes. Não da para apontar ninguém que esteja à frente dos demais”. 

Jogos Comunitários
Com início em 2 de junho e final dia 30 do mesmo mês, o evento conta com várias modalidades, como bocha, dança de salão, canastra, dominó, futsal e até uma gincana. Nove comunidades estão inscritas para a edição deste ano, como explica o diretor. “Os maiores bairros formam uma equipe, os menores são juntados para se formar um time grande o suficiente para jogar todas as modalidades. Essa é uma ideia que a comunidade abraçou. Os Jogos Comunitários são o meu xodó”, revela.

A gincana ocorrerá apenas no último dia, o diretor elucida como será o funcionamento. “Serão equipes de dez pessoas, entre elas cinco estudantes do ensino médio. Termos corridas de saco, corridas de ovo, pula corda, cabo de guerra e outras atividades”. A canastra será dividida em dois finais de semanas, com fase classificatória e finais. O futsal também será disputado em formato de torneio.

Campeonato Municipal de Futebol
Disputado por oito times, as equipes se enfrentaram em turno e returno. Os quatro melhores fazem semifinais e final. A competição inicia em 30 de abril e o congresso técnico para definição de detalhes acontece dia 22 do mesmo mês. Em 2015, o campeonato era disputado em apenas um turno. “Tivemos apenas dois meses e meio de competição. Mudamos o regulamento para haver mais jogos e mais diversão para a comunidade”, pontua Cruz.

Copa Vale Tudo de Bocha
Começa no próximo dia 27. Os jogos acontecerão sempre em sábados a partir das 16h. “O regulamento de 2016 já está definido. Todas as sugestões das equipes serão consideradas para o ano que vem. Vamos analisar as requisições e implantar o que for pertinente”, explica o diretor.

Ano promissor
O comandante do esporte de Botuverá considera 2015 muito bom e prevê melhorias para este ano. “Tudo o que propomos a comunidade aceita muito bem. Queremos aumentar ainda mais o interesse das pessoas pelo esporte na cidade. Por isso, vamos buscar pluralidade nas modalidades oferecidas. Só assim vamos descobrir novos talentos. Se a pessoa não gosta de futsal, tudo bem, oferecemos vôlei ou ainda outra opção”.

Cruz também destaca a importância de se investir na base. “Temos escolinhas de futsal, vôlei e capoeira. Também queríamos fornecer várias outras opções para os nossos jovens e crianças, como judô e taekwondo. Porém, não podemos abraçar o mundo e prometer o que não iremos cumprir. Por isso, estamos lutando para implantar estas modalidades, é um dos nossos objetivos para 2016”.

Outra meta da prefeitura é aumentar o número de escolinhas esportivas de Botuverá. “Existem crianças que moram a 30 ou 40 quilômetros do local. Elas simplesmente deixam de praticar esporte por falta de condição de chegar até ele. Os pais trabalham o dia inteiro e não têm como levá-las tão longe e depois buscar. Queremos ramificar as nossas escolinhas para todos os bairros”, finaliza.