A FIFA divulgou na tarde desta Quarta-Feira (27), a lista de árbitros pré-selecionados para a Copa do Mundo de Futsal, que está prevista para acontecer entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro de 2021 na Lituânia.
Ao todo foram pré-selecionados 76 candidatos do mundo todo, sendo que destes, apenas 3 brasileiros integrantes do quadro de árbitros da CBFS constam na lista. Entre eles está o árbitro lageano Gean Coelho Telles, que diz estar feliz em estar entre os pré-selecionados, mas que esta é só a primeira etapa, o que não garante a convocação ao mundial.
Segundo consta no site da CBFS, a FIFA passará a monitorar o progresso dos candidatos da seguinte forma:
Entre os meses de Fevereiro e Agosto deste ano, haverá seminários virtuais, onde será discutido as atuações em competições nacionais e internacionais e os possíveis aspectos a serem melhorados.
“A FIFA poderá organizar um seminário presencial para conhecer os candidatos e realizar um programa intensivo (técnico e físico). A entidade estará em contato constante com os candidatos para orientá-los no projeto.
O objetivo é preparar os candidatos o melhor possível para esta importante competição da FIFA e fazer com que as Leis do Jogo do Futsal sejam interpretadas de maneira consistente, até porque em junho de 2020, houve alteração das regras de futsal, e por conta da pandemia, muitas competições foram canceladas”. Consta no site da entidade.
“Talvez seja implantado o VAR no Mundial, se confirmado, pode haver um número maior de árbitros convocados, porém é algo preliminar ainda”, comenta o árbitro.
Gean conta que se estiver entre os convocados, este será seu segundo mundial: “Em 2016 estive no mundial da Colômbia, sendo o único entre os brasileiros”. Ele ainda diz que “Se eu estiver entre os convocados, serei o único árbitro brasileiro a estar em duas Copas do Mundo de Futsal, visto que muitos árbitros já deixaram o quadro FIFA”.
O árbitro lageano ainda informa que: “não há uma quantidade exata de árbitros por país, isso dependerá de uma definição da FIFA, pode acontecer de ter somente uma vaga para cada país, assim, concorro com os outros dois árbitros, mas também pode ser que a FIFA convoque um homem e uma mulher”.Mencionando o que consta no site da Confederação Brasileira de Futsal, “A FIFA comunicou que será necessário árbitros com uma condição física excepcional, que compreendam o futsal à perfeição e possuam um excelente conhecimento técnico. Ao todo serão 76 candidatos e em agosto, será definida a lista de 38 árbitros para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™️”.
Foto: Fom Conradi