Home Brusque Árbitro lageano será o único representante brasileiro no Mundial de Futsal

Árbitro lageano será o único representante brasileiro no Mundial de Futsal

Gean Telles diz que está no melhor momento físico e técnico para representar a arbitragem brasileira na Copa do Mundo na Lituânia

por Lucia Chaves
0

Na última terça-feira (29) a FIFA divulgou a lista dos(as) árbitros(as) que farão parte da Copa do Mundo de Futsal Lituânia 2021. Ao todo serão 39 árbitros(as) que estarão no mundial em setembro, sendo um de suporte. O árbitro lageano Gean Coelho Telles será o representante brasileiro no mundial. Em janeiro a FIFA divulgou a lista com 79 árbitros(as) que estavam sendo mapeados e treinados para o mundial, nesta lista estavam presentes mais dois brasileiros, Anelize Meire Schulz e Ricardo Amaral Messa, além de Gean Coelho Telles que foi selecionado para a competição.

“A Copa do Mundo é o ápice para árbitros, jogadores, técnicos e todos que vivem do esporte, por isso estou muito orgulhoso de poder representar novamente o país e todos os árbitros brasileiros neste evento.” Comentou Gean Telles.

Os árbitros passaram por diversas avaliações durante este período além de um treinamento específico do VAR, chamado de suporte de vídeo (VS). Divulgado em junho, esta é a primeira vez que tal sistema será usado em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA ™️, com a tecnologia configurada para impactar positivamente o jogo. Naturalmente, o treino com o VS será uma parte importante do processo de preparação dos árbitros que estarão presentes no Lituânia 2021.

Foto: Divulgação

“Essa nova convocação vem num momento especial da minha carreira, pois estou me sentindo no melhor momento físico e técnico. Venho treinando muito forte desde janeiro tanto na parte física quanto teórica. Na última Copa do Mundo tive a oportunidade de dirigir cinco partidas incluindo a semifinal entre Argentina X Portugal.” Acrescentou.

O sistema compreenderá um operador de revisão e um monitor de quadra no qual os árbitros poderão revisar incidentes específicos. Árbitros e equipes se beneficiarão de ter replays de vídeo disponíveis para quatro tipos específicos de incidentes:

• Situações de gol ou não gol;

• Incidentes penais;

• Cartões vermelhos diretos;

• Possíveis casos de identidade trocada.

A AFC terá oito representantes, a CAF quatro, a CONCACAF seis, a CONMEBOL oito, a OFC dois e por último a UEFA 11 representantes, sendo um de suporte.

Quero manifestar a minha gratidão a Deus e mencionar pessoas que me ajudaram muito nesta caminhada como meu pai que apita até hoje com seus 70 anos, meus diretores de arbitragem e minha esposa que sempre me apoiou desde quando namorávamos em 1994 quando estava iniciando a minha carreira. Gostaria de deixar aqui uma palavra de apoio e incentivo a todos os árbitros para acreditarem nos seus sonhos e não desistirem. Concluiu Gean.

O mundial na Lituânia acontece de 12 de setembro e vai até 3 de outubro nas cidades de KAUNAS, KLAIPEDA e VILNIUS. O Brasil está no grupo D do Mundial de Futsal, junto com República Tcheca, Panamá e Vietnã. As datas dos confrontos brasileiros na primeira fase serão:

  • 13/09 – Brasil x Vietnã
  • 16/09 – Brasil x República Tcheca
  • 19/09 – Brasil x Panamá

Crédito: CBFS

Foto: Fom Conradi