Artilheiro isolado da Série B do Campeonato Brasileiro, o atacante Edu, conhecido também como Imperador do Vale, tem sido um dos protagonistas do Brusque FC na temporada 2021. Em sete jogos, Edu já soma a impressionante marca de seis gols. Atrás do atacante brusquense na briga pela primeira colocação da artilharia está o meia do Cruzeiro, Matheus Barbosa, com quatro gols e o atacante do Confiança, Neto Berola, também com quatro. Das sete partidas disputadas pelo Quadricolor na Série B, Edu só não marcou em duas delas: na vitória do Brusque sobre o Avaí por 2 a 1 (gols de Alex Ruan e Gabriel Taliari, de pênalti), e no empate em 0 a 0 com o Sampaio Corrêa. Ou seja, dos seis jogos em que o Brusque balançou as redes, em cinco deles todos os gols foram de Edu, números que impressionam, conforme mostra abaixo matéria especial de EsporteSC.
Ponte Preta (SP)
Após 10 meses afastado dos gramados por conta de uma grave lesão, Edu voltou a fazer uma partida oficial no dia 30 de maio, diante da Ponte Preta (SP), na estreia do Brusque na Série B do Campeonato Brasileiro. Logo no retorno às quatro linhas, o atacante triunfou pelo Quadricolor e marcou os dois gols da vitória da equipe diante da Macaca. O placar final da partida disputada no estádio Augusto Bauer terminou em 2 a 1. O gol da equipe paulista foi anotado pelo meia Camilo.
Depois de voltar a marcar pelo Marreco e mostrando força no retorno aos gramados, aos 18 minutos do segundo tempo Edu foi substituído pelo meia Jhon Cley.
Relembre a lesão
Artilheiro do Campeonato Catarinense com 8 gols e um dos grandes nomes do Bruscão em 2020, Edu sofreu uma lesão no dia 8 de agosto, na partida diante do Ypiranga de Erechim, na estreia da equipe na Série C do Campeonato Brasileiro. O Marreco venceu o adversário pelo placar de 2 a 1, no estádio Augusto Bauer. O lance ocorreu aos 17 minutos do segundo tempo, e inclusive, gerou cartão amarelo ao marcador gaúcho. O jogador foi substituído imediatamente, com muita dor.
Assista o vídeo e veja o lance
Londrina (PR)
Seis dias depois, na disputa pela segunda rodada da competição, o atacante novamente voltou a balançar as redes. Na ocasião, com gol de Edu, o Brusque venceu o Londrina (PR) por 1 a 0, no Estádio do Café, na cidade paranaense. Mesmo marcando gols e mostrando intensidade, novamente o atacante da equipe do Vale precisou ser substituído em virtude do grande tempo de recuperação por conta da lesão. Edu novamente deu lugar ao meia Jhon Cley aos 22 minutos da etapa final.
Avaí
Já na terceira rodada, no clássico catarinense, o Brusque mais uma vez comemorou a vitória, mas Imperador do Vale passou em branco, na única vez em que não fez gols na competição e, ao mesmo tempo, no único jogo em que outros atletas do elenco balançaram as redes. Na terceira rodada, o Brusque visitou o Avaí na Ressacada e, com gols do meia Alex Ruan e do atacante Gabriel Taliari, o Quadricolor venceu o Leão da Ilha por 2 a 1. O gol da equipe da capital foi marcado contra, no desvio do zagueiro Ianson. Mesmo vencendo fora de casa, Edu não permaneceu durante os 90 minutos e novamente foi substituído pelo meia Jhon Cley aos 23 do segundo tempo.
Vitória (BA)
Mesmo na primeira derrota da equipe do Vale na competição, Edu não deixou de marcar para o Marreco. A equipe catarinense chegou a sair na frente com o gol do atacante na metade da etapa inicial, mas o único gol do Imperador do Vale não foi o suficiente e, consequentemente, não conseguiu impedir a derrota do Brusque para o Vitória (BA) por 3 a 1, no Barradão, pela quinta rodada da competição. Os gols do Rubro-Negro foram marcados por Soares, David e Ygor Catatau. Dessa vez, Edu deixou o campo aos 30 minutos da etapa final e novamente para a entrada de Jhon Cley.
Sampaio Corrêa (MA)
Já diante do Sampaio Corrêa (MA), Edu permaneceu em campo, pela primeira vez, até o último minuto do duelo, mas não conseguiu balançar as redes. O confronto, válido pela sexta rodada do campeonato, terminou com um empate sem gols. A partida foi disputada no estádio Augusto Bauer.
Vasco (RJ)
No jogo histórico diante do Vasco (RJ), o atacante natural do Rio de Janeiro, voltou a balançar as redes diante do clube onde foi formado. Já no segundo tempo, de coxa, Edu marcou o gol de empate da equipe catarinense e, mesmo assim, com problemas graves na defesa, o Brusque não conseguiu segurar o resultado e viu a equipe carioca ampliar o placar. Na sétima rodada da competição, com gols de Germán Cano e Léo Matos, o Quadricolor foi derrotado pelo Gigante da Colina por 2 a 1, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Na ocasião, já no final da partida, aos 42 minutos do segundo tempo, Edu foi substituído pelo volante Juliano. O gol que garantiu a vitória do Vasco saiu no minuto seguinte.
Brasil de Pelotas (RS)
Já na última quarta-feira (30), pela oitava rodada da Série B, o incansável Edu, mais uma vez, marcou para o Brusque. Diante do Brasil de Pelotas, no estádio Augusto Bauer, o Quadricolor venceu por 1 a 0 a equipe gaúcha. O gol do atacante Edu foi marcado no começo do segundo tempo. Na ocasião, assim como na partida diante do Sampaio Corrêa, o Imperador do Vale não foi substituído. Com o gol diante do Brasil de Pelotas, Edu chegou a marca impressionante de seis gols em sete partidas pelo Marreco, uma média de 0,85 gol por jogo, quase um gol por partida.
Com o resultado, a equipe catarinense voltou a ficar na parte de cima da tabela e, nesse momento, é o 5° colocado, com 13 pontos. Em sete jogos, o Marreco soma quatro vitórias, um empate e duas derrotas. A equipe ainda possui um jogo a menos, diante do Coritiba. O duelo ainda não tem data marcada.
Fotos: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC