O Imperador está de volta e com ele um Brusque envolvente e capaz de espantar qualquer Macaca.No retorno de Edu ao futebol, 10 meses após uma grave lesão, o jogador brilhou e conduziu o Bruscão a uma importante vitória na estreia da Série B.
Destaque da vitória por 2 a 1 contra a Ponte Preta, Edu confirmou todas as expectativas diante do seu retorno.O Imperador incomodou a Macaca desde os primeiros minutos. Aos 15 da etapa final, saiu de campo com dois gols e ovacionado pelos presentes no estádio Augusto Bauer.
Aos 47, o jogador marcou o primeiro e se emocionou após converter pênalti sofrido por Bruno Alves. Já aos 4 da etapa final, o camisa 9 fez o que sabe fazer de melhor.
Em cruzamento na área, o artilheiro testou firme para fazer o segundo do Brusque, o seu segundo na partida. Em ambos os gols, o homem-gol do Brusque foi muito celebrado e abraçado pelos companheiros de equipe.
A Ponte até diminuiu aos 22 minutos. Edu sequer chegou a ver em campo o gol adversário, já que havia saído para a entrada de Jonh Cley. Nada que abalasse a festa em torno do seu retorno e a boa vitória do Brusque, que larga com o pé direito na Serie B.
Agora o Brusque descansa e se prepara para o próximo duelo pela competição nacional. Na 2ª rodada, o Marreco enfrenta o Londrina fora de casa, no Estádio do Café. O confronto ocorre no próximo sábado (5), a partir das 11h.
O jogo
Com um começo muito concentrado no meio campo, Brusque e Ponte Preta não conseguiram oferecer perigo no começo do jogo. O primeiro chute a gol da partida foi dos anfitriões. Aos 11 minutos, Bruno Alves arrancou pela direita e chutou cruzado, mas a bola subiu e não ofereceu perigo a Ponte Preta.
Logo aos 13, o Marreco teve a chance mais clara do primeiro tempo. Novamente pelo lado direito, Bruno Alves avançou com a bola e cruzou rasteiro. Edu tentou o desvio, mas a bola passou direto e quase enganou o zagueiro Edinei, que cortou para escanteio.
Com o Brusque totalmente superior diante da Ponte Preta nos minutos iniciais, novamente a equipe do Vale chegou com muito perigo na área do adversário. Mais uma vez, o camisa 9, Edu, recebeu a bola e, com falta próximo a linha da grande área, foi desarmado. Bruno Alves cobrou a falta, mas a bola desviou na barreira e foi para escanteio.
Somente aos 28 minutos, a Macaca criou a primeira oportunidade clara de gol. Camilo recebeu lindo lançamento nas costas da zaga do Brusque, e conseguiu dominar tranquilamente. Na hora de finalizar, bateu mal e desperdiçou o que seria o primeiro gol do jogo.
Depois do susto com a primeira chegada da Ponte Preta, o Brusque voltou com a superioridade dos minutos iniciais e, no final da partida, só deu Marreco. Aos 31, Alex Ruan recebeu passe pela direita, cortou para o meio e chutou rasteiro com perigo no gol da Macaca. Já aos 35, foi a vez de Rodolfo Potiguar. Depois da tentativa pela direita, a bola sobrou para o volante que soltou uma pancada, mas a bola foi sobre o gol do goleiro Ygor Vinhas.
Depois de muita pressão em cima do adversário, a equipe do Vale do Itajaí encontrou o caminho do gol. Já no final da primeira etapa, aos 45 minutos, Bruno Alves recebeu a bola dentro da área, sofreu a falta e o árbitro marcou a penalidade. Voltando com o pé direito aos gramados, Edu foi para a cobrança e, com batida rasteira no meio do gol, abriu o marcador para o Marreco no Gigantinho.
Após a marcação de pênalti, o juiz apitou o fim do primeiro tempo e os jogadores da Ponte, com muita polêmica, ficaram na bronca com o árbitro. O zagueiro Ruan Renato precisou ser contido por Camilo.
Etapa final
As equipes voltaram para o segundo tempo com as mesmas atitudes. Brusque pressionando a todo momento e a Ponte jogando no cotra-ataque.
Logo aos 4 minutos, o Brusque ampliou a vantagem no Augusto Bauer. O lateral Airton recebeu a bola pelo lado esquerdo e com belo cruzamento na área, o atacante Edu, dessa vez de cabeça, mandou para o fundo do gol.
Já aos 13 minutos, o Marreco chegou com perigo mais uma vez e quase marcou o terceiro. Em jogada pelo lado direito, Bruno Alves cruzou para a área e na finalização, Zé Mateus bateu para fora.
Depois de marcar duas vezes na estreia do Brusque na Série B do Campeonato Brasileiro, e com um belo retorno aos gramados, Edu deixou o campo para a entrada do meia Jhon Cley.
Já aos 20, foi a vez da Ponte Preta reagir. Na cobrança de escanteio, Camilo bateu fechado, Ianson desviou e matou o goleiro Ruan Carneiro.
Nos minutos finais, a Ponte Preta até tentou o empate com bolas alçadas na área, mas a defesa do Brusque foi superior e garantiu a vitória. A Macaca ainda teve um gol do volante Dawhan anulado pelo árbitro.
SERVIÇO
CAMPEONATO BRASILEIRO – Série B
1ª rodada
Brusque 2×1 Ponte Preta
Data: 30/5/2021
Hora: 11h
Local: Estádio Augusto Bauer, em Brusque
Brusque: Ruan Carneiro; Toty, Éverton Alemão, Ianson, Airton (Nonato, 40/2T); Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Bruno Alves (Diego Mathias, 26/2T), Alex Ruan; Thiago Alagoano e Edu (John Cley, 18/2T). Técnico: Jerson Testoni
Ponte Preta: Ygor, Felipe Albuquerque, Ednei, Ruan Renato, Jean Carlos; Dawhan, Locatelli (Léo Naldi, 15/2T), Camilo (Thalles, 40/2T); Renatinho (Pedrinho, 25/2T), Moisés (Niltinho, 15/2T) e Paulo Sérgio (João Veras, 25/2T). Técnico: Sandro Forner
Gols: Edu, para o Brusque, aos 47/1T e 5/2T; Camilo, para a Ponte Preta, aos 20/2T
Cartões amarelos: Alex Ruan (BFC)
Arbitragem: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ), auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e William Machado Steffen (SC)