Centenas de pessoas compareceram à margem esquerda da avenida Beira Rio – Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, neste domingo (12). A partir de hoje, às 17h, uma das principais obras de infraestrutura urbana da história da cidade será liberada para tráfego de veículos.
Desde cedo, no entanto, o público já marcou presença para comemorar a liberação do local, com diversas atividades culturais e esportivas. O prefeito Ari Vequi comenta que é um momento de muita alegria. Ele afirma que a obra já está praticamente finalizada, mas será inaugurada oficialmente em novembro, quando estiver totalmente completa.
Vequi ressalta que a intenção do governo é entregar para a cidade não somente mais uma obra de mobilidade, mas sim um espaço que deve ser contemplado por toda a comunidade. “Essa avenida é um presente ao povo brusquense. A margem direita (da Beira Rio) virou uma via alternativa à Antonio Heil, que foi ocupada pelo comércio, essa aqui (margem esquerda) servirá mais ao povo de Brusque. É uma rua que liga os bairros ao Centro da cidade. Esperamos uma rodovia mais leve, sem tráfego de grandes veículos, e que a população brusquense possa usar mais”, comenta.
Esporte e cultura roubam à cena
Desde cedo, o esporte e a cultura roubaram a cena da liberação da nova avenida. Diversas entidades culturais e esportivas marcaram presença e mostraram um pouco de suas atividades ao ar livre. Às 9h houve uma Caminhada e Cãominhada, com percurso de aproximadamente 2,8 quilômetros, com saída da Ponte Santos Dumont e chegada na Ponte do Trabalhador.
Pouco depois, a nova Beira Rio foi tomada pelo Desfile de Jeeps e de Veículos Antigos, que fizeram o mesmo trajeto. Às 11, foi a vez dos ciclistas entrarem em ação com a realização de um passeio ciclístico.
Durante todo o dia, ainda ocorreu a Transitolândia, ‘Minicidade de trânsito, com o objetivo de fazer com que as crianças vivenciem situações comuns às ruas e aprendam, de forma descontraída, como ter um comportamento seguro quando circularem em veículos ou a pé, em respeito às normas de trânsito vigentes’.
As crianças também aproveitaram do Espaço bike, outra proposta orientativa, desta vez com minibicicletas e com oferecimento de dicas para o comportamento seguro e correto para utilização das ciclovias.
Houve, ainda, feira de doação de animais, espaço cultural, saúde, para prática de skate, basquete, artes marciais, feira de artesanato, exposição artística, entre outros. A programação encerra às 15h, com a liberação da pista para veículos ocorrendo duas horas mais tarde.
O diretor-geral da FME de Brusque, Edson Garcia, destaca o protagonismo do esporte em um momento tão importante para a cidade. Ele diz que a via já está caracterizada dentro do dia a dia das pessoas. A intenção da fundação é trazer atividades ao local, como forma de fomentar a prática esportiva no novo espaço.
Ele comenta, também, que a FME já alinhou com a Prefeitura de Brusque para que o local seja fechado para uso da comunidade nos fins de semana. “A ideia é abrir todo domingo. Uma vez ao mês, a FME, junto com as entidades, devem promover algo para a comunidade. Nos outros três domingos o espaço ficará livre para o público usar da melhor forma que entender”, comenta.