Home Grande Florianópolis Atleta catarinense vai para mais uma Paralimpíada

Atleta catarinense vai para mais uma Paralimpíada

Josiane Lima é a única medalhista do Remo Feminino Paralimpíco no Brasil

por Redação
0

Nascida e criada em Florianópolis, Josiane Lima é multicampeã no Remo e única mulher brasileira medalhista paralimpíca na categoria, com o bronze em Pequim 2008. Residente da capital catarinense até hoje, a atleta possui grandes laços com a cidade. Filha de um pescador e uma funcionária do Estado, é a do meio de três irmãos e descendente de indígenas, por parte materna e portugueses, no lado paterno. Ao longo da adolescência, foi atleta de vôlei e de judô e já competiu no JASC. Além de inúmeras conquistas dentro do mar, passou a se tornar campeã também no Remo Indoor, quando a modalidade começou a ser disseminada e hoje detém o título de pentacampeã.

Histórico
A atleta paralímpica, que já está em Tóquio para, mais uma vez, representar o Brasil, costumava acompanhar o pai nas pescas, dentro da batera, o que culminou em sua paixão pelo mar, pelo esporte e pelos barcos. Após grave acidente de moto que resultou numa deficiência em sua perna esquerda, começou a prática do remo. No ano seguinte, após seu início, já conquistou o campeonato Mundial em primeiro lugar e dois anos depois, garantiu para o Brasil a única medalha em Jogos nesta modalidade.

Por sua paixão por esportes formou-se professora de educação física, tendo trabalhado com alunos de primeira a quarta série e como árbitra de competições especiais para atletas com Síndrome de Down e Déficit Intelectual, nos jogos da APAE, em Florianópolis. Ainda durante a formação como professora, atuou em diversos projetos sociais oferecidos pela prefeitura de Florianópolis, como o “Pintando o Sete”, que promove atividades físicas nos bairros da cidade.

Desde 2013, sua dupla tem sido Michel Pessanha, do Flamengo, sendo sua sexta dupla no double do Brasil. Josi é a liderança no barco desde 2006, além de ser atleta mais longeva e premiada da equipe de remo do Brasil. Atualmente, Josiane é membra da Comissão de Atletas e presidente do Conselho de Ética da Confederação Brasileira de Remo.

Confira as principais conquistas na carreira da atleta:

  • Medalha de ouro no Mundial de Munich (ALE) – 2007
  • Bronze jogos Paralimpícos de Pequim – 2008
  • Prata no Mundial da Polônia – 2009
  • Prêmio Brasil Olimpíco e Paralímpíco;
  • Melhor atleta paralimpíca feminina do Brasil – 2009
  • Penta-campeã Mundial de Remo Indoor – 2011, 13, 14, 15 e 17
  • Bronze no Mundial de Amsterdã (HOL) – 2015
  • Prata na Copa do Mundo – 2012, 15 e 18
  • Participação nos jogos Paralimpícos de Pequim (2008), Londres (2012), Rio (2016) e classificada para Tóquio 2020

A vaga de Josiane nas Paralimpíadas foi conquistada em 2019 no Mundial da Áustria, na categoria de duplas mistas “Double Scull PR2 mix”. Josi disputará os jogos com sua tradicional dupla, Michel Pessanha.

Confira a prova que classificou a dupla para Tóquio 2020: