Home Outros Atleta do atletismo de Brusque vai representar a cidade no Núcleo de Alto Rendimento, em São Paulo, a partir de 2021

Atleta do atletismo de Brusque vai representar a cidade no Núcleo de Alto Rendimento, em São Paulo, a partir de 2021

O pai da atleta relata que desde os 9 anos Mariana faz parte da equipe de Brusque e sempre contou com o apoio da família e da Fundação Municipal de Esportes. “Como pai sempre existe a dificuldade financeira de manter o filho no esporte. O Bolsa Atleta dá uma ajuda importante, que além de motivar a família para manter o seu filho fazendo esporte, motiva o atleta, que recebe algo em troca do que faz pelo município”, conclui.

por Redação
0

A brusquense Mariana de Jesus, 16 anos, integrante do programa Bolsa Atleta na modalidade Atletismo, passou na seletiva do Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo, onde passará a treinar a partir de janeiro de 2021. Na tarde de sexta-feira (11), acompanhada pelo pai, Dorimar de Jesus, e pelo superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Edson Garcia, a atleta foi recebida pelo prefeito Jonas Paegle no gabinete. Também estiveram presentes o vice-prefeito Ari Vequi e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina. Todos desejaram sucesso para a esportista. “É um momento de alegria poder conhecer essa atleta e ver algumas das medalhas que ela já conquistou. Quando iniciamos a administração, ela tinha 12 anos. Cresceu muito durante esse período como atleta, sempre contando com o apoio da família e do programa Bolsa Atleta. O que queremos sempre é que a juventude ocupe o seu espaço no esporte”, ressalta Paegle. 

Para Garcia, Mariana é um exemplo de que o investimento de recursos no esporte dá frutos. “Ela faz parte do nosso quadro de atletas e tem muito potencial. Já conquistou vários resultados positivos e trouxe muitas medalhas e troféus para Brusque”, conta o superintendente. 

O pai da atleta relata que desde os 9 anos Mariana faz parte da equipe de Brusque e sempre contou com o apoio da família e da Fundação Municipal de Esportes. “Como pai sempre existe a dificuldade financeira de manter o filho no esporte. O Bolsa Atleta dá uma ajuda importante, que além de motivar a família para manter o seu filho fazendo esporte, motiva o atleta, que recebe algo em troca do que faz pelo município”, conclui.   

Mariana por Mariana
“Meu primeiro contato com o atletismo foi na escola Paquetá nas aulas de Educação Física, com os professores Emílio Rosa e Mário Maestri. A escola tem contribuído muito para o meu amor por esportes. Eu não via a hora de participar dos JIEP (Jogos Internos da Escola Paquetá ) onde comecei a me destacar. A oportunidade de competir teve início com os JEBS (Jogos Escolares de Brusque) realizados no SESI, mas foi em 2015 que aceitei o convite do professor João Francisco Nunes para começar a treinar, aos 11 anos de idade”, lembra.

“No segundo ano de treinamento (2016) veio a minha primeira medalha de campeã estadual nos 800 metros Pré-mirim e 3° lugar no salto em altura. A partir daí comecei a acreditar no meu potencial. Com isso, comecei a me destacar ainda mais dentro dos JEBS com várias medalhas de primeiro lugar”, afirma.

Em 2019, também em nível estadual, Mariana conquistou o terceiro lugar na Olesc e Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Mesmo ainda aos 15 anos, ela foi a 14° lugar nos Jogos Abertos de 2019. “O atletismo é minha paixão atualmente. Mesmo com a pandemia continuei treinando, pois tinha o objetivo de estar forte para quando tudo passasse. Contei com o apoio da Fundação Municipal de Esportes, por meio do diretor Edson Garcia e do treinador Luciano Mozer”, afirma.

A atleta diz que o apoio é muito importante para qualquer atleta seguir no esporte. Destaca que, sem ele, os atletas acabam desistindo dos sonhos. “Neste ano decidi realizar um voo mais alto após saber que teria uma seletiva para integrar a equipe de alto rendimento do Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo. No dia 2 de dezembro viajamos para participar da seletiva no dia 4. Realizei os testes e para minha alegria fui aprovada”, comemora.

A atleta se apresenta para o início dos treinos em 4 de janeiro de 2021. “Irei morar em São Paulo para treinar e terei oportunidade de treinar juntamente com atletas olímpicos. Estou muito ansiosa para ver como vai ser viver tudo isso. É um sonho”, destaca. “Quero treinar e ter a oportunidade de defender a equipe de Brusque nos Jogos Abertos. Esse é meu sonho, além de disputar quem sabe um Mundial ou até mesmo uma Olimpíada – sonho de todo atleta”, diz ela, que é só euforia pela nova oportunidade. “Agradeço a Deus, aos professores, amigos, a minha família, que sempre me apoiou para eu estar no esporte. Agradeço também a Fundação de Esportes, para que sempre olhe o esporte para todos, pois ele é a ferramenta mais importante para afastar os jovens das drogas”, finaliza.