Atletas da ABK/SME Blumenau brilham com dois ouros e uma prata no Pan-Americano de Karate de Base

Atletas da Associação Blumenau de Karate/SME Blumenau conquistam resultados históricos no 34º Campeonato Pan-Americano de Base

por Rafael Alves
0

A Associação Blumenau de Karate/SME Blumenau alcançou resultados marcantes no 34º Campeonato Pan-Americano de Base, realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, em Assunção, no Paraguai. A competição reuniu cerca de 900 atletas de 21 países no Ginásio da Ueno SND Arena e consagrou a delegação brasileira como vice-campeã geral, atrás apenas dos Estados Unidos.

Entre os destaques nacionais, Blumenau brilhou com dois títulos pan-americanos e uma medalha de prata. Maria Eduarda Barros e Sousa e Gabriel Anacleto conquistaram o ouro em suas categorias, enquanto Manuela Jacomel ficou com a segunda colocação.

O Brasil contou com 93 atletas na delegação e encerrou o torneio com 41 medalhas no total — 12 de ouro, 10 de prata e 19 de bronze. Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar no quadro geral e a Venezuela completou o pódio. Além dos medalhistas, a equipe blumenauense também foi representada por Rafaela Westphal, Lorenzo Rossi, Isadora Goulart e Laurelin Beltran.

Avaliação técnica

O técnico Vanderlei Machado de Oliveira destacou a importância das conquistas e a evolução do grupo como um todo:
• Maria Eduarda Barros e Sousa (ouro): “Na final, vencida por 2 a 1 contra a atleta dos Estados Unidos, seguimos um plano tático muito claro. A estratégia foi fundamental e a Maria executou com disciplina e coragem”, ressaltou.
• Gabriel Anacleto (ouro): “Foi uma categoria duríssima, com adversários experientes em competições internacionais. O Gabriel manteve a cabeça fria nos momentos decisivos e mereceu demais esse ouro”, comemorou.
• Manuela Jacomel (prata): “A Manuela fez uma campanha impecável na sua estreia internacional. Chegou à final com autoridade e, por um detalhe, o ouro não veio. Essa prata tem um valor enorme para o desenvolvimento dela”, avaliou.

O treinador enfatizou ainda que o desempenho de todos os representantes de Blumenau, inclusive dos que não chegaram ao pódio, demonstra um crescimento técnico consistente e boas perspectivas para futuras competições.

As conquistas são fruto de uma rotina intensa de treinos, realizados seis vezes por semana, sob orientação dos professores Maike de Oliveira, Fabiano de Oliveira, Tarcisio da Silva, Marcia Mafra, Andreza Oecksler e Julia Kruger, todos da Associação Blumenau de Karate em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.

Campanhas dos medalhistas da ABK/SME Blumenau 

Maria Eduarda Barros e Sousa (ouro – Kumitê Sub-12 até 42 quilos)

7 x 0 México
2 x 1 EUA
2 x 0 Chile
2 x 1 EUA (final)

Gabriel Anacleto (ouro – Kumitê Sub-14 até 50 quilos)

1 x o Panamá
3 x 1 Venezuela
8 x 3 Chile
3 x 0 Bolívia
5 x 4 Venezuela (final)

Manuela Jacomel (prata – Kumitê Sub-14 até 47 quilos)

4 x 0 EUA
2 X 0 Canadá
1 x 0 Venezuela
0 x 3 Chile (final)